Uma dissertação desenvolvida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) propôs uma revisão internacional de literatura do ensino da religiosidade e da espiritualidade na residência de psiquiatria, bem como uma base curricular com potencial de auxiliar o processo de formação dos profissionais da área. A pesquisa foi realizada pelo acadêmico Fabrício Henrique Alves de Oliveira e Oliveira, no Programa de Pós-Graduação em Saúde.

De acordo com Fabrício, a dissertação mostrou que 3 mil trabalhos analisados apresentam uma relação positiva entre religiosidade, espiritualidade e saúde mental. Ele ressalta que “84% da população possui uma religião. Segundo a OMS, cerca de uma em cada 10 pessoas no mundo tem algum transtorno mental. Então, são dois grandes temas do universo humano”. O professor orientador da pesquisa, Alexander Moreira-Almeida, reitera que a importância do trabalho está em “poder capacitar os psiquiatras a abordarem um tema muito importante para boa parte da população mundial. Muitas vezes, os pacientes reclamam que a religiosidade deles não foi levada em conta no tratamento. Então, a nova proposta de currículo irá ajudar a desenvolver psiquiatras mais sensíveis e capacitados para lidar com a espiritualidade dos pacientes”.

Na trajetória do estudo, Fabrício teve a co-orientação do professor da Harvard Medical School, John R. Peteet. O orientador, Alexander Moreira de Almeida, explica o propósito da parceria com a Harvard Medical School: “a dissertação aumenta o vínculo com Harvard. Os objetivos foram dois e ambos tocaram a questão com o exterior: revisar quais são estudos publicados internacionalmente sobre experiências de ensino de religiosidade e espiritualidade no ensino da psiquiatria, e propor um currículo básico que pudesse ser replicado e utilizado pelas residências de psiquiatria não só no Brasil, mas também no mundo”.

Contatos:
Fabrício Henrique Alves de Oliveira e Oliveira
droliveiraeoliveira@gmail.com

Alexander Moreira de Almeida (orientador – UFJF)
alex.ma@medicina.ufjf.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Alexander Moreira-Almeida (orientador UFJF)
Prof. Dr. John Peteet (co-orientador Harvard Medical School)
Profa. Dra. Oscarina Ezequiel (UFJF)
Prof. Dr. Rodrigo Nicolato (UFMG)

Outras informações: (32)  2102 – 3201 – Programa de Pós-Graduação em Saúde