A matrícula presencial dos candidatos convocados para estudar na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pelo 2º edital de reclassificação do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) teve início nesta terça-feira, 26. As matrículas continuam na quarta-feira, 27, e na quinta-feira, 28.

De Santos Domunto, Bianca veio acompanhada dos pais, Roselaine e Willian (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

De Santos Domunto, Bianca veio acompanhada dos pais, Roselaine e Willian (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Os pais da estudante Bianca Ribeiro de Sá, Roselaine Aparecida Ribeiro de Sá e Willian Dias de Sá, trouxeram a filha de Santos Dumont para realizar sua matrícula no curso de História. A família contou que Bianca saiu de casa aos 14 anos para morar em Barbacena (MG), onde cursou ensino médio-técnico integrado. A expectativa agora é que ela consiga voltar para casa enquanto realiza o curso. “Este momento foi muito esperado. Ela morou fora por três anos, saiu de casa muito nova, e a gente deu o intervalo de um ano para ela ficar em casa, descansando. Agora ela conseguiu”, relatou a mãe.

Bianca havia tentado ingressar na UFJF ano passado, mas perdeu a chamada de sua lista de reclassificação. Desta vez, ela acessou o site da Universidade diariamente, até encontrar seu nome. “Foi muito bom, porque era o curso que eu queria. Agora que fiz a matrícula, estou ainda mais feliz.” O pai não contém a felicidade. Com a voz embargada, conta que está muito orgulhoso. “É realmente o que ela quer. A UFJF uniu o que ela gosta com a universidade federal, bem conceituada, e a gente ficou muito satisfeito.”

A caloura de Filosofia Emily e a mãe Soneli (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A caloura de Filosofia Emily e a mãe Soneli (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Já a nova aluna Emily Gonçalves de Oliveira veio de Ubá (MG) acompanhada da mãe, Soneli Gonçalves. Ela foi aprovada para o curso de Filosofia e admitiu estar envolvida em uma mistura de emoções. De um lado a euforia de ser aprovada, de outro, o medo da fase de adaptação. “Confesso que é um pouco difícil, porque sou bem apegada e toda mudança é incômoda. Mas estou feliz, realmente é um sonho. E estou preparada para o que vier.”

Sua mãe afirmou estar tranquila, uma vez que os amigos de escola da filha estão em Juiz de Fora e que ela planeja visitar a família em Ubá a cada quinzena. Segundo Soneli, é necessário respirar e seguir adiante, tudo em nome do sonho da filha. “Fiquei muito emocionada porque é o sonho dela. Então, o que ela sonhar e quiser para ser feliz, estarei do lado dela. Isso é felicidade para mim também.”

Os candidatos inscritos na lista de espera que ainda não foram chamados devem acompanhar o site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), onde estão disponíveis o cronograma de reclassificações do Pism e o cronograma de reclassificações do Sisu, além dos editais de reclassificação. As datas das matrículas presenciais podem sofrer alterações.