Inscrições para servidores e alunos vão até às 12h dessa segunda-feira (Foto: via VisualHunt)

O programa Idioma Sem Fronteiras (Isf), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com edital aberto para inscrições nos cursos presenciais dos idiomas inglês, francês e italiano. Podem se candidatar servidores e alunos, por meio do site isfaluno.mec.gov.br, até às 12h dessa segunda-feira, 25. É necessário que os interessados façam o cadastro, e se o interesse for em aprender a língua inglesa, será preciso passar pelo teste de nivelamento disponível no site.

Para aqueles que pleiteiam participar das classes da língua francesa, as aulas serão ministradas para o nível B1. Isso significa que os interessados devem comprovar o nivelamento necessário por meio dos certificados DELF A1 ou A2, mediante declaração da conclusão do Francês IV curricular na Faculdade de Letras (Fale) ou apresentando declaração do Programa de Universalização (PU) I, II e III.

De acordo com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), os interessados precisam ficar atentos ao ato de cadastramento que é realizado pelo site do Isf-aluno, plataforma utilizada pelo Ministério da Educação (MEC). Depois que o candidato cria login e senha e acessa o portal, ele precisa fazer um teste de nivelamento de proficiência para descobrir em qual turma ele poderá entrar.

O curso de italiano não necessita de nivelamento, pois é oferecido o nível básico. Para o francês será necessário ter a proficiência B1. O inglês é ofertado em vários níveis, por isso o teste é fundamental. Caso contrário não será possível se inscrever.

Os cursos de inglês e italiano terão duração de 32 horas, sendo o início no dia 25 de março e o término em 25 de maio. As aulas de francês irão dispor 16 horas e acontecerão entre os dias 25 de março e 27 de abril.

Para conferir as turmas e horários disponíveis dos cursos presenciais de inglês, italiano e francês basta clicar aqui.

isf@ufjf.edu.br