Iniciativa facilita alunos estrangeiros a entender quais disciplinas e trâmites para a matrícula (Foto: Pixabay)

Todas as ementas dos cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão disponíveis em inglês. A iniciativa é uma parceria da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e integra ações de política linguística institucional da UFJF. O trabalho de tradução foi realizado a partir de um projeto com duração de quatro meses, em que alunos trabalharam sob supervisão da DRI.

As ementas traduzidas estão organizadas em subgrupos, como por campus, cursos à distância e faculdades. De acordo com a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, o projeto foi desenvolvido por um equipe com mais de 40 integrantes, incluindo alunos de diversos cursos, professores e técnico-administrativos em Educação (TAEs). Para as traduções, bolsistas ficaram responsáveis pelas ementas de suas respectivas áreas.

Bárbara explica que o aluno estrangeiro tem a oportunidade de entrar no site e acessar a ementa de seu curso traduzida, o que facilita a inscrição nas disciplinas e os trâmites que precisam ser feitos para a matrícula desses estudantes. Junto a isso, ela acredita que a medida também contribui para a internacionalização da Universidade, uma vez que “pesquisadores estrangeiros podem conhecer o trabalho da Instituição e saber da seriedade com a qual ele é desenvolvido”.

Além disso, a diretora acredita que a internacionalização também pode ser sentida por quem é e está no Brasil. “Às vezes, alunos que ainda não tiveram a experiência de ir para fora do país podem ter essa vivência aqui, a partir do contato com outras línguas e culturas.” Segundo ela, um dos próximos passos é traduzir as ementas dos cursos também para o espanhol.

A pró-reitora de Graduação, Maria Carmem Simões, destaca a tradução das ementas como mais uma das frutíferas parcerias entre setores, “na perspectiva de atrair e incentivar o interesse de estudantes estrangeiros pela Instituição”. Além disso, ela enfatiza que o processo de internacionalização, no âmbito das universidades, é um indicador relevante na formação de qualidade. “Deste modo, a UFJF tem projetado e desenvolvido diversas ações que são articuladas e envolvem variados atores”.

(32) 2102-3389/3947 – Diretoria de Relações Internacionais da UFJF