Os candidatos convocados pelo primeiro edital de reclassificação do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para estudarem na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizaram matrícula presencial nesta quarta-feira, 20. Ao todo, foram chamados 495 novos alunos, sendo 85 pelo Pism e 407 pelo Sisu.

"Coloquei como meta a UFJF", diz a caloura de Jornalismo Ana Carolina (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

“Coloquei como meta a UFJF”, diz a caloura de Jornalismo Ana Carolina (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Na fila, com sua mãe, estava a caloura de Jornalismo, Ana Carolina Bastos Machado, de Campos dos Goytacazes (RJ). Ela relatou que sua escola sempre incentivou os alunos a participarem do Pism, realizando, inclusive, caravanas para os dias de prova. A estudante pesquisou na internet quais as melhores universidades públicas para se estudar Jornalismo, e, segundo ela, encontrou a UFJF no topo da lista, junto com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Então, coloquei como meta a UFJF.”

O que Ana Carolina não esperava, no entanto, é que nos dois primeiros anos do Pism não alcançaria boas pontuações. Isso a levou a uma decisão radical: não fazer o Pism III e ter, como única opção de ingresso para a UFJF, o Sisu. “Não consigo agir bem sob pressão e também não sou tão boa assim em Exatas. Achei que não conseguiria tirar uma boa nota para entrar pra UFJF, achava impossível.” No entanto, a nova universitária teve um desempenho maior que o esperado: “Minha nota me surpreendeu demais e fiquei bem na lista de espera para o curso. Então foi uma ótima surpresa para mim e para os meus pais.”

Mateus desistiu de Química para cursar Jornalismo (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Outro novo estudante de Jornalismo é Mateus Pimentel Zacarias, de Guarará (MG). Ele cursava Química e decidiu mudar de curso. Uma prima formada em Jornalismo lhe influenciou. “Quando era mais novo, passava um tempo com ela e a acompanhava enquanto fazia os trabalhos do curso. Achava bem interessante e isso me deu um incentivo para mudar.” O calouro já tinha tentado ingressar em Jornalismo em 2018, mas não conseguiu passar. “Este ano, fiquei na lista de espera de novo, e, quando vi que tinha conseguido, fiquei muito feliz.”

A caloura Eduarda vai estudar Letras na UFJF (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Eduarda Seixas, de Volta Redonda (RJ), escolheu o curso de Letras. Mesmo achando que iria passar na primeira chamada, a estudante se emocionou. “Me deu um negócio no coração. Vi o resultado e fiquei um minuto parada. Então, comecei a chorar.” A caloura conta que está ansiosa e com boas expectativas com o que está por vir. “Acho que vai ser bem legal.”

Os candidatos inscritos na lista de espera que ainda não foram chamados devem acompanhar o site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), onde estão disponíveis o cronograma de reclassificações Pism e o cronograma de reclassificações Sisu, além dos editais de reclassificação. As datas das matrículas presenciais podem sofrer alterações.