Participantes também têm acesso ao dowload dos cadernos de questões (Foto: Leandro Mockdece/UFJF)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nessa terça-feira, 19, para consulta e download os gabaritos definitivos e os padrões de respostas das questões discursivas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018. Os participantes também têm acesso ao download dos cadernos de questões das áreas avaliadas no ano passado.

O Enade avalia os cursos de graduação de forma indireta por meio do desempenho dos estudantes concluintes. De acordo com a diretora de Avaliação Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Michèle Farage, o exame é importante para as universidades, pois o Ministério da Educação (MEC) atribui conceitos aos cursos e, mais de 70%, têm influência dos resultados obtidos na avaliação. “Essa nota que o estudante alcança influi de forma muito significativa no conceito do curso”

Michèle aponta que o Enade faz parte do componente curricular obrigatório desde 2004, sendo que, inicialmente, era realizado por amostragens de estudantes concluintes e, há alguns anos, é aplicado para todos os alunos que estão no final da graduação, dividindo os cursos por grupos. “Após a realização do exame, é divulgado um relatório muito detalhado sobre o desempenho dos estudantes, que pode e deve ser entregue aos colegiados e coordenações de cursos como uma forma de  verificar a maneira como os projetos pedagógicos atendem aos critérios de qualidade que são exigidos pelo MEC”, destaca.

Na última edição, participaram da avaliação 27 cursos de graduação, sendo 14 bacharelados e 13 tecnólogos. Na UFJF, aproximadamente 340 alunos, concluintes das graduações em Administração, Administração Pública – EAD, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Design, Direito, Psicologia, Serviço Social e Turismo fizeram parte do ciclo Enade e só puderam  concluir a faculdade e colar grau em janeiro deste ano.

Enade
O Enade foi realizado em novembro do ano passado para mais de 550 mil estudantes. Além disso, o Exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e composto por uma prova para avaliação de desempenho dos discentes e um “Questionário do Estudante”.

De acordo com a legislação, devem ser inscritos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. Apenas os concluintes precisam fazer a prova. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.

(32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional