Além dos alunos, fazem parte da Caravana os professores do departamento de Matemática da UFJF Beatriz Casulari (atual coordenadora), Marco Aurélio Kistemann, Reginaldo Braz e Sandro Mazorche. (Foto: divulgação)

Estão abertas as inscrições para a temporada de 2019 da Caravana da Matemática. Apresentando um olhar divertido sobre essa matéria, o projeto desenvolvido por professores e estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) visita escolas de Juiz de Fora e região com atividades lúdicas, buscando aproximar pessoas e o universo dos números.

O professor Marco Aurélio Kistemann, um dos organizadores do projeto, explica que as escolas interessadas em receber a Caravana podem escolher, no Cardápio de Apresentações, as atividades que consideram mais interessantes para seus estudantes. “Nós realizamos teatros, normalmente envolvendo as histórias de Malba Tahan; poesias; o quiz matemático, um jogo de perguntas e respostas com questões matemáticas, adaptado para cada público; palestras sobre temas como criptografia.”

“Tudo isso com o objetivo de aproximar os estudantes da Matemática, oferecendo outros contextos e problematizações relacionadas a essa disciplina. Enquanto a escola instrui matematicamente, a Caravana trabalha outros instrumentos, um olhar mais lúdico. E, posteriormente, a escola pode empregar esses mesmos instrumentos.”

Escolas dos ensinos Fundamental II, Médio e Educação de Jovens e Adultos interessadas em receber a Caravana podem se inscrever no formulário disponível na página do projeto. Como explica Kistemann, o número de alunos participando das atividades é determinado pelos próprios colégios: “Nós temos o número mínimo de 30 estudantes, mas já realizamos apresentações com 300 alunos”.

Apesar de priorizar as escolas públicas em sua programação, a Caravana também atende colégios particulares. Além das visitas às escolas, o projeto também organiza a vinda de estudantes à Universidade, realizando palestras e atividades no Centro de Ciências da UFJF.

Outras informações no site:

http://www.ufjf.br/caravanadamatematica/

https://www.instagram.com/caravanadamatematica/?hl=pt-br

https://www.facebook.com/caravanadamatematica/?ref=br_rs