Livros, de autoria da professora Lauriana Paiva, visam ao incentivo à leitura (Foto: Reprodução)

A professora dos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Lauriana Paiva, lançará a série de livros “Diário da Professora Bela: o segredo”, nesta quinta-feira, dia 21, às 19h, no setor infantil da Biblioteca Municipal Murilo Mendes. O evento é aberto ao público e será acompanhado de uma bailinho de carnaval para crianças, às 20h30. Para os interessados, a fantasia é livre.

Os livros se propõem a estimular os leitores a pensar na importância da figura do professor para construção de uma sociedade mais livre, buscando novas formas de olhar o mundo. Por meio da personagem principal, a professora Bela, Lauriana homenageia todos os docentes que passaram por seu caminho.

Segundo a autora, a coleção nasceu de uma situação vivenciada na sala de aula e do desejo de estender, de forma literária, o reconhecido trabalho de letramento literário desenvolvido no tocante à formação de pequenos leitores e escritores. De forma lúdica, Lauriana apresenta inúmeras ações extensionistas para aulas através da professora Bela que sonha em encontrar um lugar onde não haja uma só pessoa que desconheça o mundo das letras e das histórias. “Bela trabalha por um mundo de leitores e escritores que saibam contar suas histórias também através da escrita. Ela guarda um segredo capaz de explicar a fascinação que todos têm por ela. Esse mistério será revelado em seu primeiro livro”, destaca.

A partir da personagem professora Bela, novos projetos de incentivo à leitura serão multiplicados. O primeiro é o Circuito de Carnaval Literário da Zona da Mata, envolvendo as cidades de Chácara e Rio Novo. Segundo a Secretária de Educação de Rio Novo, Luciana Borges, o intuito dessas atividades é ensinar o respeito à diversidade, além de contribuir para formação dos alunos, com incentivo à cultura e estudo. “Nós estamos em busca de levar novas atividades. É um trabalho muito enriquecedor tanto para os alunos quanto para os professores. A parceria com o João XXIII é um prazer e tenho a certeza de que nos renderá bons frutos.”

A secretária de Chácara, Elisabeth Perotti, citou a importância do carnaval na cultura local e destaca que “o projeto vai contribuir muito no sentido de resgatar o encantamento pela literatura e o processo de letramento dos nossos alunos”.

As ações do Pré-Carnaval Literário da professora Bela já estão sendo realizadas em Juiz de Fora, na Biblioteca Municipal Murilo Mendes, com alunos da Escola de Escritores da Funalfa, sob coordenação da educadora e socióloga Margareth Marinho. O objetivo da atividade é ampliar o acesso à Biblioteca e promover  práticas de letramento literário.

Outras informações: (32) 3229- 7602 – Colégio de Aplicação João XXIII