Equipe Rampage Baja participará da competição em São José dos Campos (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A equipe de competição de minibaja da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Rampage Baja está nos últimos preparativos para participar da 25ª Competição Baja Sae Brasil. O evento, cujo objetivo é testar os protótipos de carro de corrida off-road desenvolvidos por alunos de Engenharia, tem início nesta quarta-feira, dia 20, em São José dos Campos (SP), terminando no dia 24.

Segundo o capitão da equipe, Rafael Magalhães, ser uma das mais de cem equipes existentes no Brasil e participar de um evento de engenharia e mobilidade com esse peso são privilégios. Esta é a segunda vez que a Rampage chega à fase nacional: no ano passado, conquistou o 44º lugar, dentre 88 concorrentes, com seu primeiro protótipo. O estudante ressalta que essa colocação estabeleceu a equipe em um bom caminho, e a expectativa agora é ficar entre os 20 primeiros. “Com esse carro, esperamos nos sair bem e chegar a todas as provas dinâmicas, alcançando um resultado melhor. Quem sabe, reduzir para 20ª ou chegar ao lugar tão sonhado pela equipe: a décima posição.”

Ao todo, 87 equipes brasileiras de engenharia disputarão o torneio off-road neste ano, número dez vezes maior ao total de oito grupos participantes em 1995, quando a Competição Baja Sae Brasil teve início. A iniciativa é promovida pela Sae Brasil, com o objetivo de propiciar aos alunos a oportunidade de aplicar o que aprendem em sala de aula, vivenciando as etapas de um processo real de desenvolvimento de projeto e estimulando os participantes a buscarem soluções criativas e a desenvolverem o espírito de trabalho em equipe.

“A rotina é pesada, mas é muito gratificante você ver algo que projetou e construiu rodando. Você aprende muito com seus erros, porque há uma diferença muito grande entre teoria e prática, então o Baja dá essa motivação de você poder aplicar os conhecimentos que aprende em sala de aula e buscar conhecimentos externos.”

Mesmo frente aos desafios financeiros enfrentados no último ano, o capitão da Rampage Baja afirma que conseguiram concretizar o projeto. Segundo ele, a equipe começou a projetar o carro em março de 2018, com o orçamento de R$ 200 em caixa e, com o auxílio de apoiadores e patrocínios, construíram o RPB 01, resultado da gestão de conhecimento realizada pelo grupo.

O Bode T, apelidado em homenagem ao carro da Ford Model T, lançado em 1930, é o resultado de anos de trabalho de muitos outros alunos, que já não estão mais na equipe. “A gente gosta muito de falar que ele é consequência de muita dedicação e esforço. De força de vontade, principalmente, porque a gente tem esse gosto por engenharia e se esforça para aplicar tudo o que aprende. Então, ele é a consequência de tudo o que desenvolvemos aqui dentro.”

Outras informações: (32) 2102- 3454 (Diretório Acadêmico de Engenharia)