Oficinas visam corrigir deficiências do ensino na área antes de os alunos chegarem à Universidade (Foto: Géssica Leine/UFJF)

O Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia, nos dias 16, 23 e 30 de março, e no dia 6 de abril, as Oficinas de Ensino de Estatística e Probabilidade (Oeep), projeto de extensão voltado para profissionais do ensino básico de Juiz de Fora e região. As oficinas são limitadas a 15 participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online pelo portal do Departamento de Estatística. O preenchimento das vagas será por ordem de inscrição.

Coordenadas pelos professores do Departamento de Estatística, Ângela Coelho e Augusto Souza, as oficinas vão contar com atividades teóricas, vídeos e, principalmente, com exercícios práticos que estimulam a resolução de problemas estatísticos, incluindo trabalhos com gráficos, coleta de dados e medidas de resumo numérico, entre outros. Também serão abertos momentos para que os professores compartilhem as principais dificuldades no ensino de estatística e probabilidade.

Realizadas pela primeira vez, as capacitações são ministradas pelos próprios coordenadores e divididas em quatro módulos: Preparação de professores para o ensino de Estatística no Ensino Fundamental I; Preparação de professores para o ensino de Estatística no Ensino Fundamental II; Preparação de professores para o ensino de Estatística no Ensino Médio; e Preparação de professores para o ensino de Probabilidade.

Aperfeiçoamento
Segundo a professora da UFJF e coordenadora das oficinas, Ângela Coelho, as capacitações foram idealizadas para corrigir, no ensino básico, deficiências do ensino de estatística e probabilidade frequentemente notadas após a chegada dos estudantes ao ensino superior. “A ideia das oficinas surgiu após a gente perceber nos nossos alunos uma defasagem nos conhecimentos básicos de estatística e probabilidade. E não só alunos de áreas diversas, como também alunos das ciências exatas, e isso dificulta bastante nosso trabalho aqui”.

As oficinas foram criadas para qualificar os professores e, consequentemente, ter novos universitários que entendam melhor os conceitos estatísticos ao iniciar o curso. Para Ângela, a maior compreensão da ciência auxilia em diversos âmbitos da vida pessoal. “Hoje o conhecimento estatístico é muito importante; ela está presente em todos os lugares. Então, se você quiser entender uma matéria de jornal, você precisa entender o gráfico, a coleta estatística ou o significado do que é uma amostragem. Se o aluno, desde cedo, tiver uma noção, ele vai conseguir compreender melhor as informações que em todo tipo de mídia e isso ajuda também na tomada de decisão da própria pessoa ao ter uma visão mais crítica de tudo o que acontece.”

Outras informações
2101 – 3006 ou 2102 – 3320 (Departamento de Estatística da UFJF)