O trabalho de dois estudantes do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) ficou em segundo lugar no Seminário Científico do XXVIII Curso de Verão em Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizado entre os dias 21 de janeiro e 2 de fevereiro, em Belo Horizonte.

De autoria de Leonardo Vieira Nunes, do 5° Período de Medicina; e Xellen Cunha Muniz, do 7º período de Fisioterapia, o projeto intitulado “Participação do Sistema Colinérgico na formação da Memória de Medo condicionado ao som” propõe investigar a interferência do Acetilcolina, neurotransmissor que atua tanto no sistema nervoso periférico quanto no sistema nervoso central, no processo de formação de memória de medo condicionado. “A formação de memória de medo é um processo extremamente complexo e ainda pouco estudado e compreendido. Desse modo, ainda é preciso elucidar melhor os processos neurofisiológicos que envolvem essas memórias. Pela carência de informações bem consolidadas, doenças e distúrbios que envolvem memórias patológicas como estresse pós-traumático, fobias e ansiedade possuem tratamentos restritos e ainda muito ineficazes”, destacou Leonardo.

Neste ano, o curso de verão em fisiologia e farmacologia teve como tema a “Ciência para todos: da pesquisa básica à translacional”. O objetivo foi apresentar aos alunos a relevância da ciência básica e da divulgação científica como forma de democratizar a discussão e o conhecimento sobre pesquisas realizadas na academia. “Foi através deste curso que pude conhecer excelentes professores e orientadores, participar de eventos científicos, vivenciar a rotina dos pesquisadores, desenvolver projetos, além de estudar muito. Os aprendizados e experiências adquiridos neste curso de verão serão fundamentais para que eu possa alçar novos horizontes com mais confiança e determinação”, ressaltou Xellen.