Rafaela Dias durante a defesa da dissertação no Instituto de Ciências Humanas da UFJF (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Usuários de drogas ainda sofrem com estigma social. Em busca de ressaltar a importância do aprimoramento do cuidado em relação a essa parcela da população, a acadêmica Rafaela Toledo Dias desenvolveu a dissertação “Estigma relacionado a usuários de drogas: um estudo das crenças de profissionais de saúde”. A pesquisa foi defendida no Programa de Pós-graduação em Psicologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

De acordo com Rafaela, a base geral para o estudo foi compreender como os próprios profissionais de saúde podem carregar crenças estigmatizantes sobre usuários de álcool e outras drogas. Como estratégia para coleta de dados, foi formado um grupo focal em que foram analisados três serviços distintos, prestados pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (Capsad III); pelo Centro de atenção Psicossocial II (Caps II), de um município no Estado do Rio de Janeiro; e os serviços de um grupo de profissionais da Residência Multiprofissional da UFJF.

A mestranda explica que o estigma “pode ser definido como uma ‘marca’ que confere perda de valor ao indivíduo quando comparado às pessoas ‘normais’”. Ela cita algumas consequências negativas dessa questão, como o baixo investimento na promoção da saúde dessa população, a limitação de seu acesso ao tratamento e, por vezes, a violação de direitos constitucionais dos usuários de drogas.

“Os resultados demonstraram que as crenças dos profissionais ainda são permeadas por estigmas, corroborando os apontamentos que a literatura da área já apresentou. No entanto, esses profissionais têm se implicado em uma postura crítica e coerente com as políticas vigentes frente a essa realidade”, pontua Rafaela. Junto a isso, a acadêmica destaca que a pesquisa encontrou vulnerabilidades específicas em relação a mulheres, que acabam sendo vítimas de estereótipos e estigmas de gênero, o que agrava o preconceito em relação ao uso das drogas.

Rafaela enfatiza que o trabalho feito com essa população ainda tem desafios pela frente, especialmente no sentido de atender também às perspectivas dos agentes de saúde quanto à implementação e à prática das políticas voltadas ao setor. “Os profissionais defendem que as medidas voltadas aos usuários de drogas devem ser pautadas pela perspectiva de intersetorialidade e interdisciplinaridade.”

Para a professora orientadora, Pollyanna Santos da Silveira, o estudo desenvolve estratégias metodológicas que permitem a compreensão sobre o processo de estigmatização de forma mais abrangente. “A pesquisa fornece informações que podem subsidiar o desenvolvimento de intervenções mais efetivas para a redução de estigma, garantindo, assim, mais efetividade no cuidado a usuários de álcool e outras drogas.”

Contatos:
Rafaela Toledo Dias (Mestranda)
rtoledodias@gmail.com

Pollyanna Santos da Silveira (Orientadora – UFJF)
pollyannassilveira@gmail.com

Banca examinadora:
Profª. Drª. Pollyanna Santos da Silveira (orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Telmo Mota Ronzani (UFJF)
Prof. Dr. Marcelo Dalla Vecchia (UFSJ)

Outras informações: (32) – 2102 – 6321 – Programa de Pós-graduação em Psicologia