O programa de iniciação artística Projeto Orfeu, que trabalha a teorização e a prática do canto por meio da interpretação teatral, abriu inscrições gratuitas para participação da comunidade juiz-forana. Os interessados podem declarar interesse preenchendo o formulário de inscrição até esta terça-feira, 19. As audiências de seleção serão na quarta-feira, 20, no Instituto de Artes e Design (IAD), às 14h.

Para se inscrever gratuitamente e se postular a uma das 30 vagas oferecidas, a única exigência é ser maior de 16 anos. As aulas iniciam-se no dia 11 de março, com a previsão de formação de duas turmas, sendo que a primeira terá aulas nas quartas-feiras, de 15h às 18h; e a segunda nas quintas-feiras, de 18h às 21h.

A avaliação dos candidatos será feita mediante a interpretação de duas peças à capela por parte de cada postulante. As opções de repertório estão disponíveis no formulário.

https://www.instagram.com/p/BuBVA_hBoNI/

O projeto

Iniciativa de universitários da UFJF, o Projeto Orfeu tem o objetivo de trabalhar de forma teórica e prática a interpretação cênica de canções eruditas e populares. Para isso, conta com três instrutores de canto e dois acompanhadores, entre alunos da licenciatura em música e bacharelados em canto, composição e piano, além da orientação dos professores do IAD, Rodolfo Valverde e Luana Oliveira.

Os coordenadores do projeto entendem o cantor como alguém além do simples intérprete, sendo responsável por gerar impacto positivo na sociedade em que vive por ser formador de opinião. Pensando na formação completa do artista, o conteúdo do trabalho engloba técnica vocal e de interpretação, material impresso de história da música, exercícios de consciência corporal, workshops de teatro e dança com convidados, além de outras atividades que podem servir de ferramentas para os participantes expressarem sua arte.

O curso visa alcançar qualquer interessado em canto que possua potencial artístico, como explica a co-fundadora Tâmara Lessa. “O projeto é voltado à comunidade externa, mas também a alunos da universidade, alunos de canto, cantores amadores ou profissionais. Não há necessidade de formação prévia, então qualquer um que queira cantar e demonstre nas audições as habilidades necessárias para o bom funcionamento do projeto, está apto para fazer o curso.”

Cenário musical brasileiro

Para Tâmara, o Brasil vive um momento positivo na disponibilidade de espetáculos musicais, mas ainda carece de público. “O cenário brasileiro atual é muito rico no que diz respeito às montagens de espetáculos musicais e óperas. Grande obras internacionais e nacionais são apresentadas aqui com artistas e movimentam expressivas bilheterias. Mas ainda é um tipo de espetáculo que fica restrito a um nicho de público. O projeto vem para aproximar artistas locais e comunidade da experiência de cantar e encenar musicais e ópera. Há mais elementos comuns nas duas manifestações do que se pensa”, avalia.

A co-fundadora do Projeto Orfeu ainda destaca a importância do entendimento histórico acerca das manifestações artísticas e valoriza os segmentos populares da música. “Todo conhecimento é bem-vindo e tem seu valor, mas os saberes do universo do canto lírico e da música erudita possuem uma literatura muito vasta e aprofundada, exigem técnicas específicas e, ao longo dos anos, se distanciaram de outras vertentes musicais chamadas populares. Outras manifestações tão ricas quanto a música ocidental erudita não possuem tais registros e ainda assim são patrimônios culturais imensuráveis. Entender as diversas manifestações artísticas por um viés histórico dá ao intérprete uma leitura mais ampla e conectada do mundo musical, sem barreiras ou preconceito. Este é o objetivo final.”

Outras informações: Projeto Orfeu no Facebook, Instagram e Youtube