Realizando um trabalho efetivo na formação de jovens atletas, o projeto Cria, desenvolvido pela Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem alçado novos voos, além dos resultados alcançados em competições esportivas. Desde 2012, o Cria busca ajudar os participantes a ascender pessoal e socialmente. As medalhas de ouro agora são outras e representam a aprovação desses campeões em cursos de graduação em Educação Física, em instituições públicas e privadas.

Atualmente, nove atletas do Cria/UFJF estão matriculados em cursos de Educação Física em instituições públicas e privadas (Foto: Alice Côelho/UFJF)

O projeto, coordenado pelo professor da Faefid, Jorge Perrout, trabalha para atender aos jovens que vivem no entorno da Universidade. Oferece treinamento de atletismo de qualidade, com acompanhamento profissional, e contribui para o crescimento pessoal e social dos alunos. Uma das maiores preocupações do projeto está relacionada com a educação dos atletas.

Segundo Perrout, foi criada uma parceria com uma instituição privada de educação básica, que tem ofertado bolsas de estudo aos esportistas. Além disso, o coordenador explica que estar no ambiente acadêmico da Universidade pode ser um incentivo. “Muitos deles vêm de famílias simples. O contato com nossos alunos da graduação, mestrado e doutorado parece aflorar o interesse deles pelo ensino superior. Esse é um dos nossos diferenciais na UFJF. Por meio do projeto de extensão, a gente apresenta a cada jovem possibilidades de melhorar de vida e de se tornar uma pessoa melhor”.

O Cria/UFJF tem a participação efetiva dos pilares que sustentam a Universidade: ensino, pesquisa e extensão. De acordo com coordenador, este tripé universitário não representa benefício apenas para o usuário do projeto, mas um aprendizado contínuo entre profissionais, alunos e atletas. “Os nossos alunos da graduação e pós-graduação também aprendem muito, principalmente por se tratar de um projeto de extensão. Nós temos a oportunidade de ver o ensino sendo aplicado, e as atividades de pesquisa que são desenvolvidas. Há uma troca entre profissionais, alunos e atletas bem interessante. Por vezes, a gente mais aprende do que ensina.”

“Transformou minha vida”

Noemi Alves da Cruz, 17 anos, no projeto desde os 11, é agora caloura da UFJF (Foto: Alice Côelho/UFJF)

Atualmente, nove atletas estão matriculados em cursos de Educação Física, entre eles a mais nova universitária é Noemi Alves da Cruz. Natural de Juiz de Fora, a jovem de 17 anos se tornou caloura da UFJF. Atleta do Cria/UFJF desde os 11, ela explica que participar do projeto transformou muita coisa em sua vida. Mudou a sua forma de pensar, ensinou a ter disciplina e, principalmente, a influenciou sobre a maneira de ver o próprio futuro.

A ginasta comenta que inicialmente não percebia o esporte como profissão, apenas como lazer e brincadeira. Mas desde que começou a participar do programa teve outras oportunidades, como estudar em uma rede privada de educação e agora ser aprovada na UFJF. “O Cria fez toda a diferença. Vai me ajudar na profissão e estudo, pois eu já tenho um conhecimento prático a ser aprimorado com a teoria e com as práticas universitárias. Como comecei na adolescência, modificou meu jeito de ver o mundo. Me mudou como pessoa”.

As expectativas de Noemi em relação à Universidade e ao futuro são as melhores. “Eu quero entrar na UFJF e me preparar para ser treinadora de atletismo. Quero que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer o esporte e gostem dele tanto quanto admiram futebol e vôlei. Para o futuro, quero aprimorar meus conhecimentos e participar de projetos que deem a mesma oportunidade que eu tive para outras pessoas”.

Aprendizado e mudança
Integrante do projeto desde os 12 anos,  Raphaela Diesse Castro Pereira inicia neste semestre o segundo período do curso de Educação Física da UFJF. A atleta diz que participar do Cria representou aprendizado e mudança. Foi necessário adaptar a rotina, aprender a lidar com outras pessoas e criar compromisso e responsabilidade, apesar da pouca idade.

Raphaela lembra o quanto foi importante ter contato com os treinadores, muitos deles ainda alunos de graduação. “Foi surgindo um interesse de querer ser igual a eles. Os treinadores do projeto não se preocupam apenas em formar atletas, mas cidadãos. No Cria, aprendi a ter uma visão ampla para o futuro, que me fez escolher o curso de Educação Física”.

O programa de atletismo apresentou muitas oportunidades para Raphaela, entre elas, conhecer lugares diferentes e ter contato com novas pessoas e culturas. Esse caminho desenvolveu na jovem o interesse de ampliar essa corrente. “Tenho vontade de trabalhar com crianças parecidas comigo aos 12 anos. Conhecer um esporte que motiva a querer sempre o melhor, que ensina a se superar a cada dia, a acreditar nos seus sonhos, pensar no futuro, e, principalmente, aprender a ser um cidadão e fazer as escolhas certas para vida”.

Tal pai, tal filho

Francisco Perrout Lima, filho do coordenador e treinador Jorge Perrout, foi um dos primeiros atletas do projeto e hoje cursa o terceiro período de Educação Física na UFJF (Foto: Alice Côelho/UFJF)

Um dos primeiros participantes do Cria/UFJF foi Francisco Veríssimo Perrout Lima. Atualmente com 19 anos e iniciando o terceiro período da graduação na Instituição, o filho do coordenador Jorge Perrout destaca que, desde o início do projeto, aprendeu valores como disciplina, perseverança, paciência e respeito.

Lima comenta que ser treinado pelo pai é uma excelente oportunidade. “Eu levo de forma muito natural, nós temos uma sintonia muito boa. Ele sempre me ensina bastante e passamos muito tempo juntos. A maior vantagem é que ele me conhece como ninguém; então, durante os treinos, ele sabe exatamente como eu me sinto e o quanto posso ir além”.

Lima explica que o desporto é algo que traz satisfação pessoal, equilíbrio e uma forma de reconhecer a própria essência. Para o futuro, ele pretende transmitir esse aprendizado. “Durante todos esses anos, pude acompanhar como o esporte transforma de maneira positiva a vida de jovens em diferentes camadas. Traz benefícios desde uma saúde melhor até o desenvolvimento de cidadãos melhores. E, sem dúvidas, quero um dia passar a minha experiência para outras pessoas. Muito por conta disso escolhi o curso de Educação Física”, ressalta.

O projeto
O Cria/UFJF é aberto para novos alunos a partir dos 12 anos, com a possibilidade de permanência por prazo indefinido. Inicialmente, os candidatos são testados em todas as provas para a verificação do potencial em cada uma delas. Para iniciar no Cria, basta comparecer à pista de atletismo da Faefid, onde são realizados os treinamentos, às 8h ou às 14h30, às segundas, quartas e sextas.

Outras informações: (32) 2102-3292 (Secretaria da Faefid)