Os primeiros candidatos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na chamada regular para estudarem na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizam matrícula presencial nesta quarta-feira, 13. As inscrições continuam na quinta e sexta-feira, dias 14 e 15.

"Vai ser difícil, mas eu vou conseguir", Jandira Lopes de Andrade, caloura do curso de Letras (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

“Vai ser difícil, mas eu vou conseguir”, Jandira Lopes de Andrade, caloura do curso de Letras (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Entre os calouros, estava a nova graduanda do curso de Letras, Jandira Lopes de Andrade, de 63 anos. Com deficiência visual e capacidade de vista quase perdida e sem definição, a dona de casa decidiu realizar seu primeiro curso universitário. Ela conta que, depois de cuidar de seus afazeres, estudava por meio de arquivos baixados no celular que, conectado à televisão, apresentava os textos ampliados, possibilitando seu preparo para o vestibular.

Sua motivação foi o amor pela escrita: Jandira ama escrever e redige poemas. Ela conta que seu sonho é escrever um livro e, para realizar um bom trabalho, decidiu estudar. “Quero fazer algo de qualidade e, quando a pessoa tem uma cultura refinada, ela é capaz de elaborar ideias melhores. Vai ser difícil, mas eu vou conseguir.”

O calouro de Direito Igor Lopes Malta ficou impressionado com o campus: "É tudo muito lindo aqui."

O calouro de Direito Igor Lopes Malta ficou impressionado com o campus: “É tudo muito lindo aqui.” (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Já o novo estudante de Direito Igor Lopes Malta, de Ipatinga (MG), não teve palavras para descrever sua alegria. Ele contou que escolheu a UFJF porque a Universidade é uma das mais qualificadas de Minas Gerais. “A cidade também é muito boa e o campus é lindo. Dezoito anos estudando para isso e agora consegui, graças a Deus. É tudo muito lindo aqui, o campus é perfeito, é muito lindo!”, entusiasmou-se.

Outro recém-chegado é o Thiago Dias Gonçalves. Ele veio de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo (SP), para cursar o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Sua expectativa é conhecer a cultura de uma cidade mais acolhedora e entrar na ativa, indo às aulas e conhecendo a faculdade. A possibilidade de fazer um curso interdisciplinar foi o que fez vir estudar tão longe de casa. “Nunca me vi como alguém de uma área só, e, quando descobri esse curso, gostei. Ele vai me possibilitar vários campos do conhecimento.”

Para Thiago Dias Gonçalves, o bacharelado interdisciplinar vai permitir contato com vários campos do conhecimento. (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Para Thiago Dias Gonçalves, o bacharelado interdisciplinar vai permitir contato com vários campos do conhecimento. (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Aos estudantes que realizarão matrícula nos próximos dias, recomenda-se ficar atento aos horários estabelecidos para cada curso, disponíveis no site da Coordenadoria de Assuntos Acadêmicos (Cdara). Também é preciso conferir com antecedência a documentação, conforme a lista completa de documentos e formulários a serem preenchidos e entregues durante a realização da matrícula.

Os candidatos inscritos na lista de espera devem se atentar ao site da Cdara, onde estão disponíveis o Cronograma de Reclassificações, e o 1º Edital de Reclassificação. A matrícula on-line para os aprovados já está disponível, além das orientações de dias, local e documentação necessária para a inscrição presencial, conforme o cronograma.

Outras informações: (32) 2102-3911/ 3978 – Central de Atendimento-UFJF