Vinícius Figueirôa da Cunha durante a defesa da dissertação na Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF (foto: arquivo pessoal)

A carga de treinamento semanal e o estado de recuperação muscular de jogadores de uma equipe profissional de voleibol juiz-forana durante uma temporada competitiva foram estudados na dissertação do acadêmico Vinícius Figueirôa da Cunha. A pesquisa foi desenvolvida e apresentada no Programa de Pós-Graduação em Educação Física, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O estudo acompanhou os exercícios da equipe do JF Vôlei durante o período da Superliga Masculina de 2018. O professor orientador, Maurício Gattás Bara Filho, explica que “foram avaliados parâmetros de controle, como a variação semanal e mensal de treinamento, averiguando os equilíbrios e desequilíbrios durante esse processo”. Já Vinícius revela que a carga de trabalho agudo-crônica, que aponta para exercícios intensos, permaneceu na maior parte da temporada dentro da zona de segurança recomendada. Porém, ele observa que, durante o processo, ocorreu uma diminuição na intensidade tanto de força quanto nas práticas em quadra, em relação à quantidade de jogos na semana.

No trajeto da pesquisa, o acadêmico analisou que a recuperação muscular final dos atletas foi muito baixa.  Nesse sentido, ele destaca que “a razão da carga de trabalho agudo-crônica se mostrou uma ferramenta sensível para monitorar o treinamento durante o período competitivo”.

De acordo com Vinícius, o estudo pode auxiliar no planejamento de exercícios para as equipes desportivas. Além disso, também tem potencial de orientar o estado de reabilitação do corpo dos atletas, de acordo com a freqüência de jogos durante competições. O orientador da pesquisa reafirma a importância da dissertação diante da carência de estudos baseados em um período de tempo competitivo longo, como as 21 semanas analisadas.

Contatos:
Vinícius Figueirôa da Cunha (mestrando)
viniciusfigueiroa@hotmail.com

Maurício Gattás Bara Filho (orientador – UFJF)
mgbara@terra.com.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Mauricio Gattás Bara Filho (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Heglison Custódio Toledo (UFJF)
Prof. Dr. Bernardo Miloski Dias (IFET – Barbacena)

Outras informações: (32) 2102-3291 – Programa de Pós-Graduação em Educação Física