2º Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade do Nupes acontece nos dia 29 e 30 de março (Foto: Pixabay)

A discussão sobre espiritualidade e saúde vai ser ministrada por pesquisadores renomados no 2º Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade do Nupes (Conupes), que será promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes) nos dias 29 e 30 de março. Antes, nos dias 27 e 28 do mesmo mês, o professor titular da Universidade de Harvard, Tyler Vanderweele, apresentará um workshop gratuito no qual irá dissertar sobre suas linhas de pesquisa e suas experiências na carreira acadêmica.

Conupes

De que maneira as crenças religiosas e a espiritualidade podem impactar a saúde física e mental? Essa questão, que vem sendo amplamente difundida academicamente nos últimos anos, norteia o segundo congresso internacional promovido pelo Nupes.

Para tratar do assunto, o evento terá a participação de professores renomados como o cientista Álvaro Avezum, cardiologista do Instituto Dante Pazzanese e pesquisador brasileiro mais citado internacionalmente na área da saúde; o neurologista Mario Peres, pesquisador do Hospital Albert Einstein referência internacional no estudo de cefaleias e dores crônicas; e o professor titular de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade de Harvard, Tyler VanderWeele, vencedor do “2017 COPSS Presidents’ Award” – o “Nobel da Estatística” – e que já publicou mais de 250 artigos em periódicos científicos.

Atualmente, o Brasil é o quinto país que mais produz pesquisas em saúde e espiritualidade, tendo Juiz de Fora como o principal pólo de pesquisas sobre a área, com destaque para os professores da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Alexander Moreira-Almeida, diretor e fundador do Nupes, e Giancarlo Lucchetti, que é um dos pesquisadores com maior produção acadêmica em saúde e espiritualidade no cenário mundial.

O protagonismo brasileiro nas discussões científicas sobre espiritualidade demonstram a abertura crescente do meio acadêmico, segundo o professor Moreira-Almeida. “Teve um período histórico importante de uma certa hostilidade de um grupo da área científica em relação à espiritualidade, mas isso durante o séculos XIX e XX. Havia uma resistência e uma falta de busca mútua por um entendimento. No entanto, a sociedade sempre foi muito mais aberta a discutir a espiritualidade do que o meio acadêmico. O que está acontecendo é que a academia parou de negar isso e passou a investigar. Mas é importante ressaltar que a nossa ideia não é defender ou criticar as visões de mundo, mas entender essa dimensão humana e como ela impacta nas pessoas”, destaca.

As inscrições se encontram em segundo lote e podem ser feitas individualmente, no site do Conupes, com valor de R$ 300 para professores e R$ 180 para estudantes, ou coletivamente, custando R$ 1.250 para um grupo de dez pessoas. É importante a realização da inscrição com antecedência, pois as vagas são limitadas.

O congresso será sediado no Trade Hotel, localizado na avenida Presidente Itamar Franco 3.800, no bairro Cascatinha.

Workshop

Nos dois dias anteriores ao congresso do Conupes, o professor Tyler VanderWeele irá ministrar um workshop gratuito em que, no primeiro dia, irá falar da sua mais recente pesquisa sobre florescimento humano, saúde e religião; já no segundo dia, irá discutir trabalhos realizados no Brasil e também vai discorrer sobre sua carreira, instruindo futuros pesquisadores para que tenham uma trajetória acadêmica promissora.

Moreira-Almeida salientou a importância da aproximação entre o Nupes e o grupo de pesquisa de VanderWeele, que possuem linhas de pesquisas em comum. “A gente já tem uma parceria em Harvard, mas queremos avançar em uma área que ele está sendo o principal pesquisador no momento e que nós também temos trabalhado, que é a de florescimento humano”, afirmou o pesquisador.

O evento acontece nos dias 27 e 28 de março, com início previsto para às 15h e às 9h, respectivamente, na sede do Nupes, localizada na Famed. O workshop será ministrado em inglês e sem tradução, e o público-alvo é pesquisadores.

Para participar gratuitamente do workshop, basta enviar e-mail com o pedido de inscrição para ljmpsico@gmail.com. Como no Conupes, as vagas são limitadas.

Outras informações: Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes)