Mônica ao lado da filha Thais Silva. A jovem foi a primeira colocada do Sisu no curso de Direito. (Foto: Sebastião Junior)

“Eu me realizo nela. É uma felicidade que não dá para colocar em palavras”. Foi assim, emocionada e com os olhos cheios de lágrimas, que Mônica Alves Almeida da Silva descreveu a sensação de ver a única filha, Thais Alves da Silva, ingressando na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A jovem, de 19 anos, é um dos quase 50 novos estudantes que se matricularam nesta terça-feira, 13, no campus de Governador Valadares. Todos fizeram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e participaram do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Ainda admirada com o desempenho da filha, Mônica comentou: “Eu esperava que ela passasse, mas não em primeiro lugar”. Thais encabeça a lista dos calouros do curso de Direito, resultado conquistado à custa de muito empenho, como explicou a jovem. “Eu me dediquei extremamente para estudar o máximo possível para eu conseguir uma boa classificação. A gente fica com aquele sentimento, tipo ‘estou me esforçando, mas talvez não dê, talvez não consiga’, e hoje eu estou aqui. Nossa! Estou extremamente feliz”, afirmou a valadarense, a primeira da família a cursar o ensino superior.

Hugo Gonçalves Silva encarou 760 quilômetros para estudar Ciências Contábeis na UFJF-GV. (Foto: Sebastião Junior)

Já para Hugo Gonçalves Silva, 19, a felicidade em estudar em uma universidade pública vem acompanhada de outro sentimento: ansiedade. Para ser aprovado na UFJF, o calouro de Ciências Contábeis enfrentou uma maratona que incluía cursinho e um inteiro de estudos, e isso durante um ano. Mas o maior desafio foi encarar os cerca de 760 quilômetros entre a cidade mineira de São João das Missões – onde morava com a família – e Governador Valadares. “Eu tô um pouco ansioso, porque é a primeira vez que eu estou vindo só. A maioria das vezes eu saio com o meu irmão, e aqui eu vou morar só, sem os meus pais”, declarou o jovem.

As matrículas da primeira chamada do Sisu continuam quinta e sexta, 14 e 15. A expectativa da UFJF-GV é matricular aproximadamente 70 estudantes ao longo dos próximos dois dias.