Uma pesquisa de mestrado desenvolvida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) avaliou as cargas de 10 sessões de treinamentos de jovens atletas em quatro modalidades de esportes: futebol, voleibol, handebol e basquetebol. O estudo foi realizado pela acadêmica Fernanda Martins Brandão, no Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

Ao todo, a pesquisadora observou e monitorou os desempenhos de 61 atletas entre 15 e 18 anos. O professor orientador do estudo, Maurício Gattás Bara Filho, ressalta que os treinadores, às vezes, trabalham com parâmetros adultos. Nesse sentido, ele aponta que uma das principais contribuições é a de demonstrar a importância de uma metodologia adequada de preparação para esse grupo de desportistas, especialmente com o foco na relação entre o esforço e as características dos exercícios praticados.

Durante as análises, foi utilizado pela primeira vez na UFJF o equipamento Polar Team Pro. Segundo Fernanda, o aparelho registra dados fisiológicos, como frequência cardíaca e movimentos do corpo através de sensores, sistema de GPS e acelerômetro.  Para ela, o investimento da UFJF e da faculdade na aquisição do instrumento considerado de primeira linha foi fundamental: “agradeço a UFJF e à Faculdade de Educação Física por terem conseguido esse equipamento de ponta que grandes times utilizam, como o Paris Saint Germain. É muito bom ver na prática algo tão moderno ser utilizado por uma instituição pública.” Os resultados apontaram que os treinamentos, realizados três vezes por semana,  são ideais para o processo de recuperação muscular, o que implica também no bom desempenho dos jogadores.

De acordo com o professor Maurício Bara, a temática da dissertação ainda pode ser mais explorada pela comunidade acadêmica. Já Fernanda acrescenta que o Polar Team Pro “é um equipamento novo no Brasil e na pesquisa tem poucas coisas relacionadas a ele”.

Contatos:
Fernanda Martins Brandão (mestranda)
fernandamabrandao@gmail.com

Maurício Gattás Bara Filho (orientador – UFJF)
mgbara@terra.com.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Mauricio Gattás Bara Filho (orientador – UFJF)
Profa. Dra. Francine Caetano de Andrade Nogueira (UFJF)
Prof. Dr. Heglison Custódio Toledo (UFJF – Governador Valadares)

Outras informações(32) 2102-3291 – Programa de Pós-Graduação em Educação Física