Livro trata de uma técnica destinada à viabilização da construção de aterros sobre solos compressíveis. (Foto: Divulgação)

O professor do Departamento de Transporte e Geotécnica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Mario Riccio lançou o livro “Geosynthetic Encased Columns for Soft Soil Improvement”. A obra trata de uma técnica destinada à viabilização da construção de aterros sobre solos compressíveis, chamados de solos moles. A técnica tem o objetivo reduzir os recalques nesse tipo de solo e evitar rompimento de fundação quando se constrói aterros rodoviários, ferroviários ou industriais, por exemplo. A obra trata, pela primeira vez de forma detalhada, a técnica de uso de colunas granulares encamisadas em solo mole e resulta de pesquisas efetuadas em conjunto com a Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

O livro aborda os princípios gerais da técnica, método analítico de dimensionamento da solução, exemplos de cálculos de projeto (passo a passo), casos históricos de obras em alguns países, aplicação de modelagem computacional para projetos, entre outras soluções.

A coluna encamisada com geossintético (GEC) é um método relativamente recente, desenvolvido para melhoria suave do solo. Ele foi inicialmente introduzido como um conceito na década de 1980 e as primeiras aplicações práticas começaram em 1990; nas últimas três décadas, os GECs têm sido amplamente utilizados em algumas partes do mundo.

Segundo Mario Riccio, objetivo do livro é fornecer os fundamentos do GEC e aplicações práticas da metodologia a engenheiros geotécnicos (professores, consultores e projetistas), estudantes de graduação ou pós graduação em engenharia civil e outros interessados pela área de geotecnia. Ele destaca que atualmente, a maior parte do conhecimento sobre essa técnica encontra-se em publicações de periódicos e artigos de congresso, “por isso foi importante reunir diversas informações e apresentá-las de forma objetiva e organizada”, completa o pesquisador.

A publicação, lançada inicialmente em língua inglesa nas versões física e e-book, foi escrita pelo professor Riccio em conjunto com o professor do Programa de Engenharia do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Coppe-UFRJ, Márcio Almeida; o professor da Universidade de Guilan, no Irã, Iman Hosseinpour e o ex-diretor técnico e engenheiro aposentado da empresa Huesker, Dimiter Alexiew.