Bernardo Goytacazes de Araújo conheceu ações de educação inclusiva desenvolvidas na Universidade (Foto: Alice Coelho/UFJF)

O reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus Vinicius David, e a vice-reitora Girlene Silva receberam, nesta quinta, 7, o secretário de Modalidades Especializadas de Educação do Ministério da Educação (MEC), Bernardo Goytacazes de Araújo. O secretário visitou o campus-sede para conhecer as ações de educação especializada na UFJF.

A coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), Katiúscia Vargas, apresentou algumas das ações da UFJF relativas ao tema, na perspectiva da inclusão das pessoas com deficiência de forma intersetorial. O núcleo é ligado à Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) e às pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (Proae).

“O NAI atua com políticas de acesso, garantindo que as pessoas com deficiência tenham condição de ingressar na Universidade, e de permanência, atuando nas áreas de acolhimento, tradução de língua brasileira de sinais (Libras), atendimento educacional especializado e acessibilidade”, explicou a coordenadora.

Katiúscia mencionou ainda algumas ações efetivas do núcleo, como a oferta de cursos de Libras no Projeto de Universalização (PU) e de língua portuguesa como segunda língua para surdos.

A pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, explicou que diversas ações de inclusão já eram praticadas pela UFJF antes da criação do NAI, em 2018, mas que o núcleo agregou o desenvolvimento das ações. Entre as dificuldades, apontou o número reduzido de intérpretes de Libras para atender à comunidade surda que cresce na Universidade. Atualmente, a UFJF conta com 15 intérpretes, sendo dez do quadro efetivo.

O secretário do MEC ouviu as ações realizadas pela UFJF e ofereceu à Universidade os trabalhos realizados pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) e pelo Instituto Benjamin Constant, um centro de referência na educação de cegos, ligados ao MEC. “São duas instituições tradicionais que desenvolvem material educacional e expertise na área de inclusão e que podem oferecer informação e até cursos a distância, sem qualquer custo para a Universidade. Da mesma forma, podemos usar as ações realizadas pela UFJF para aprimorar práticas nos dois institutos.”

O reitor Marcus David avalia como positiva a visita do secretário. “Foi importante termos aqui o secretário do MEC e a oportunidade de apresentar a ele as várias ações na área da inclusão. Ele sinalizou para a possibilidade de dar suporte às nossas ações por meio das várias instituições ligadas ao Ministério, portanto a reunião foi produtiva.”

O secretário conheceu ainda as ações do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino à Distância (Ngime), coordenado pela professora Eliana Lúcia Ferreira.