Estudantes a partir do 9° ano, de escolas públicas e privadas, podem participar do projeto (Foto: Marcella Victer)

Com a proximidade do retorno às aulas, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se prepara, não apenas para receber novos calouros, mas também estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio de Juiz de Fora e região para as atividades do Visita ao Campus. Como principal mudança, o programa convida participantes de projetos de Extensão, programas de Treinamento Profissional (TP), pessoas que trabalham ou tenham bolsas em laboratórios e unidades acadêmicas para apresentarem seus projetos e fazer parte do roteiro guiado da instituição.

Tendo em vista um melhor acolhimento desses estudantes, provenientes de escolas públicas e privadas, o programa se propõe a apresentar os projetos e atividades extracurriculares da Universidade. A coordenadora da equipe de Cerimonial da Diretoria de Imagem Institucional, Ana Paula Dutra, destaca a importância da colaboração dos professores, técnico-administrativos (TAEs) e universitários em demonstrar interesse em compartilhar seus projetos e dinâmicas acadêmicas nas visitas guiadas.

Ana Paula aponta para o fato de o Visita ao Campus possibilitar aos estudantes secundaristas uma experiência real sobre as possibilidades ofertadas pelo diferentes cursos da UFJF. Com muitas opções, faz-se necessário o apoio de todos os profissionais e estudantes da Universidade. “Esperamos que possam nos procurar ou nos dar retornos sobre a viabilidade de fazer a visitação nesses projetos que enriquecem o nosso ensino de qualidade. Por isso, estamos divulgando durante o mês de fevereiro nossa proposta e pedindo para que as pessoas nos ajudem a recepcionar os estudantes. A rota dura em torno de 30 minutos por local visitado, então a gente não ocupa muito tempo. Em uma visita, chegamos a apresentar, em média, cinco pontos da UFJF, e esse número pode aumentar, tornando a vinda dos alunos ainda mais interessante”, explica.

A coordenadora do Cerimonial destaca que a participação discente é fundamental na contribuição de um maior acolhimento dos futuros candidatos a uma vaga na instituição.  “O graduando é peça chave. Muitos deles conheceram a UFJF por meio do nosso programa de visitação guiada e hoje nos ajudam a receber os possíveis calouros. Outros ficam interessados em receber os alunos que vêm da mesma escola que estudou anteriormente. É uma troca. É uma forma daquele estudante que tem interesse em se tornar parte da UFJF ter como exemplo alguém que já passou por situações parecidas. Acredito verdadeiramente que a Visita ao Campus é uma possibilidade de ampliar horizontes.”

Preparando para o futuro

Previsto para retomar as atividades em 23 de março, o projeto da Diretoria de Imagem Institucional busca estreitar o contato da Instituição  com os alunos que começam a se preparar para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) ou para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mais do que apresentar e trazer visibilidade para a UFJF, o programa consiste em apresentar os 93 cursos disponibilizados pela instituição, dividindo-os em nove rotas diferentes. Nesta perspectiva, a ideia é mostrar o perfil dos profissionais de cada graduação, proporcionar contato com professores, TAEs e, principalmente, alunos que possam falar sobre as suas experiências e ter contato mais direto com os futuros estudantes da Universidade.

Ana Paula acredita que essa aproximação do aluno secundarista ou que está finalizando o ensino fundamental com graduandos e professores é o momento adequado para que tenha familiaridade com a graduação. “É fundamental mostrar ao aluno que ele não terá apenas proximidade com a teoria, mas com a forma prática que ela é aplicada no cotidiano e nas pesquisas. Todas essas atividades extracurriculares  enriquecem a formação e dão a oportunidade do aluno atuar como um profissional diferenciado”.

Agende sua visita

A Diretoria de Imagem Institucional possui um cadastro das escolas do município e da região que demonstraram interesse em fazer parte da Visita ao Campus. Para elas já foram enviados convite de agendamento de novas visitas e escolha de rotas que gostariam de apresentar aos seus alunos. Por mais que a demanda seja grande, a UFJF pretende ampliar e atender a todos os interessados.

Para melhor aproveitamento dos visitantes, os bolsistas do programa mesclam as áreas de conhecimento para que os estudantes tenham contato com todas as possibilidades ofertadas pela Universidade.O nosso principal objetivo para 2019 é que exista maior participação das unidades acadêmicas e administrativas para que possam acolher esses alunos e apoiar essas iniciativas. Afinal, uma das funções da UFJF é demonstrar que ela é aberta e feita para todos”, reitera Ana Paula.

Durante as visitas guiadas, além da apresentação dos espaços e rotinas universitárias, os estudantes têm a oportunidade de conhecer a Instituição e as formas de ingresso, principalmente o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM). ”No Brasil, nós somos uma das poucas universidades que dedicam 50% das vagas ao processo de ingresso seriado. É uma possibilidade a mais de tentar uma vaga, além de ser um preparatório para outros concursos”, finaliza Ana Paula.

O programa

O Programa de Visitas é realizado pela Diretoria de Imagem Institucional ao longo de todo o ano, com o objetivo de apresentar a UFJF aos estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada. Desde 2013 o projeto mantém o formato atual: cada visita tem roteiro próprio, escolhido pela UFJF em conjunto com a instituição visitante.

As visitas devem ser agendadas e são realizadas entre quarta e sexta-feira. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato com a Universidade pelo e-mail: visitas@comunicacao.ufjf.br.

Programa de Visitas – (32) 2102-3966.