Cerimônias aconteceram às 18h e às 20h no Central (Foto: Alexandre Dornelas)

Na última quarta-feira, dia 30, por volta das 16h, os formandos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começaram a se concentrar no Cine-Theatro Central para a cerimônia de colação de grau. A data foi marcada pela conclusão dos 11 cursos que realizaram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade 2018.

Cerca de 340 formandos estavam presentes, divididos em duas cerimônias que aconteceram às 18h e às 20h. Cada sorriso, conversa e risada, enquanto aguardavam do lado de fora do teatro, demonstrava a expectativa e o anseio pelo novo. Enquanto isso, no interior do Central, os convidados iam tomando assento e preenchendo os mais de mil lugares disponíveis.

Para as amigas Katiana da Silva Moreira e Neidia Siqueira Bruno, formandas do curso de Administração Pública – EAD, o momento era de celebração. Neidia conta que a colação significa o encerramento de um ciclo importante. “É uma sensação de alívio e orgulho, porque não foi fácil. Quando ingressei achei que um curso a distância seria menos cobrado, mas pelo contrário. Você tem que ter muita disciplina e força de vontade. Mas a UFJF está de parabéns por oferecer o ensino de qualidade e todo o suporte que precisávamos”. Elas explicam que se conheceram na faculdade e, apesar de terem cursado EAD, as amizades foram essenciais para o sucesso da turma. “Aprendemos muito em equipe. A gente formou um grupo de estudos e nos encontrávamos no polo presencial para estudar. Fizemos grandes amizades. A sensação é de dever cumprido”, conta Katiana.

Segundo o pró-reitor adjunto de graduação, Cassiano Caon Amorin, a colação de grau representa o sucesso de todo o trabalho desenvolvido pela UFJF. “É um momento muito importante para a universidade porque retribui à sociedade o investimento que ela faz. Tanto para professores, quanto para gestores, é um momento de muita alegria e orgulho”.

Momentos de emoção

Entre amigos, familiares, autoridades da UFJF e as coordenações e direções das faculdades, os formandos foram recebidos com muitos aplausos. A solenidade contou ainda com apresentação do Coral da UFJF e do grupo Ingoma, que encantaram a todos.

Em seu momento de fala, após o juramento e os discursos dos oradores, o reitor Marcus David ressaltou o trabalho realizado pela UFJF e comemorou a entrada de novos profissionais no mercado de trabalho. “Esse momento é muito importante para todos nós. Apresentamos esses novos profissionais com a convicção de um trabalho realizado com muita seriedade e competência”.

David salientou ainda a importância da universidade pública, gratuita e de qualidade para o desenvolvimento do país. “As universidades públicas brasileiras se orgulham de ter uma qualidade absolutamente comprovada não apenas em suas graduações, mas também em pesquisas e trabalhos extensionistas. Nos orgulhamos da cultura que as universidades produzem e disseminam, democratizando o acesso da população à arte e às inovações desenvolvidas em seus laboratórios. As universidades públicas estão transformando a vida de muitas pessoas e famílias que acreditam no poder da educação. E é nosso dever defendê-las. Defender a universidade pública é defender o futuro do nosso país”.

Por fim, o reitor saudou os formandos com palavras de incentivo. “Desejo a todas e todos muito sucesso. Não apenas um sucesso profissional, mas uma realização na vida de cada um. Que vocês descubram que a dimensão profissional é apenas uma das etapas da vida e que consigam se realizar em todas elas. A UFJF tem muito orgulho de participar da formação de cada aluno aqui presente. Sejam muito felizes!”.

Após momentos marcantes como os juramentos, a entrega do diploma e a colocação do capelo, a primeira cerimônia terminou. A sensação de dever cumprido tomou conta da equipe que se distribuía entre os bastidores e coxias do teatro para que tudo corresse bem. Porém, pouco tempo depois, às 20h, o cenário se repetiu.

Mayara Affonso, formanda em Jornalismo (Foto: Gustavo Tempone)

A formanda em Jornalismo, Mayara Affonso, foi bolsista na equipe de cerimonial da Diretoria de Imagem Institucional por quase dois anos. Ela atuou nos bastidores de outras cerimônias, mas é a primeira vez que está do outro lado, como concluinte. “Estou muito feliz por terminar esse ciclo. Cresci muito como estudante da UFJF e atuando no cerimonial. Foi ótimo aprender com o outro e conviver com pessoas tão diferentes de mim. Tenho um orgulho muito grande. Já sinto saudades, mas estou ansiosa pelo que vem pela frente. Meu sonho é trabalhar em outros países e acredito que a experiência durante a graduação me preparou para isso”.

Por volta das 22h, a segunda cerimônia da noite terminou e o Cine-Theatro Central se esvaziou deixando a certeza de que cada ex-aluno, tanto dos cursos presenciais quanto dos cursos a distância, compartilharam do mesmo sentimento de conquista alcançada.

Confira os cursos que colaram grau:

Colação de Grau A, às 18h

Administração Pública – EAD

Ciências Contábeis

Ciências Econômicas

Colação de Grau B, às 20h

Comunicação Social

Design

Direito

Jornalismo

Psicologia

Serviço Social