Da esquerda para a direita: professora Maria Claudia Bonadio, professora Glaucia Kruse, professora Maria Lucia Bueno (orientadora), professora Paula Maria Guerra (via skype) e Henrique Grimaldi (mestrando) (foto: arquivo pessoal)

O fenômeno da monetarização tem alterado as práticas culturais com desdobramentos na arte e na moda. Com o objetivo de compreender esse processo na contemporaneidade, o acadêmico Henrique Grimaldi Figueredo desenvolveu sua dissertação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O estudo de caso analisou a produção do estilista e artista Alexander McQueen, entre os anos de 1992 e 2010. A pesquisa foi apresentada no Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens.

Para demonstrar como ocorre o processo de estetização da cultura e de transformação do valor simbólico em valor econômico, o pesquisador analisou a obra de McQueen em quatro fases, com cada uma correspondendo a um capital de viabilização. São elas: a primeira, do designer como estilista independente; a segunda, como estilista patrocinado; as duas últimas evidenciando o estilista corporativo.

“A metodologia foi utilizada para compreender a recorrência de alguns fenômenos. A estetização agressiva de alguns objetos e práticas visando a criação de um reconhecimento simbólico da obra, mas também a sua veiculação através do marketing e da produção de sua legitimidade. A transformação destes valores simbólicos em valores econômicos, e como a estética – inicialmente celebrada – vai perdendo seu potencial comunicacional e adaptando-se à realidade do dinheiro que a financia, onde o lucro supera qualquer medida poética ou subjetiva, são exemplos desse momento”, explica Grimaldi.

Identificação

O pesquisador revela que o interesse pelo tema está relacionado com parte da sua vivência. Henrique estudou na Central Saint Martins, uma faculdade da University of the Arts London, no Reino Unido, para aprimorar a sua experiência acadêmica e profissional. Essa instituição formou a geração de artistas e estilistas envolvidos no movimento contemporâneo. Além disso, ele desenvolve trabalhos como curador e designer expositivo. “Tenho interesse em futuramente unificar estes conhecimentos sobre mercado, arte e moda em espaços museológicos. A percepção de que esses assuntos poderiam ser tratados sob a ótica da sociologia da cultura e da moda, fez surgir o mestrado que, a partir de sua estrutura interdisciplinar, poderia sanar muitas das minhas inquietações”, diz.

Como resultado da pesquisa, o acadêmico aponta a identificação da relação inseparável entre economia e estética. Nesse sentido, ele destaca o caráter estético das coisas como remodelado de forma contínua para atender especificidades e dinâmicas próprias do mercado, de maneira mais ampla e agressiva do que o esperado ao início da investigação. “O objetivo era gerar uma cartografia ou diagnóstico de como ocorrem algumas destas relações na cultura e quais as suas consequências reais ao funcionamento e para a lucratividade de tais agentes. Embora vislumbrado a partir de um estudo de caso, a intenção desta pesquisa foi propor uma metodologia de estudos aplicável a outros tantos agentes da indústria cultural, instrumentalizando seus usos para o campo acadêmico, mas também para uma compreensão mais efetiva do mercado de trabalho e valores simbólicos na moda contemporânea.”

Contatos:
Henrique Grimaldi Figueredo (mestrando)
henriquegrimaldi@hotmail.com

Maria Lúcia Bueno Ramos (orientadora)
marialucia.bueno@gmail.com

Banca examinadora:
Prof.ª Dr.ª Maria Lucia Bueno Ramos (orientadora – UFJF)
Prof.ª Dr.ª Maria Claudia Bonadio (UFJF)
Prof.ª Dr.ª Glaucia Kruse Villas Bôas (UFRJ)
Prof.ª Dr.ª Paula Maria Guerra Tavares (Universidade do Porto)

Outras informações: (32) 2102-3362 – Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens