Os aprovados nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito se matricularam nesta sexta, 29. (Foto: Manoel Junior)

O campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) começou a receber nesta terça-feira, 29, as matrículas presenciais dos candidatos aprovados no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Quarenta e oito estudantes que optaram pelos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito já se matricularam e garantiram de vez a vaga em uma universidade pública.

Rodrigo Silva e a mãe. Edith Carla. (Foto: Sebastião Junior)

Rodrigo Demian Silva, 18, veio de Guaçuí, no Espírito Santo, para estudar no campus. O adolescente vai cursar Direito e diz que escolheu a UFJF-GV “porque aqui é quarto lugar na OAB”. A mãe de Rodrigo, Edith Carla, afirma que vai ser difícil passar os próximos cinco anos – tempo mínimo para concluir o curso – distante cerca de 300 quilômetros do filho, mas reconhece: “é para o bem dele, para o futuro, então, a gente apoia e ajuda em tudo o que for necessário”.

A adolescente Lara Machado é a nova aluna de Direito da UFJF-GV. (Foto: Sebastião Junior)

Quem também optou pelo Direito da UFJF-GV foi Lara Machado Meira, 17, de Recreio, cidade da Zona da Mata mineira. A estudante que sempre se interessou pela área de direitos humanos está com “expectativa alta” em relação ao curso e espera encontrar “grandes oportunidades” na universidade e em Governador Valadares.

A atlética dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas recepcionou seus futuros membros. (Foto: Manoel Junior)

Todos os estudantes que se matricularam nesta sexta foram recebidos pelas atléticas – organização de alunos que busca a integração dos discentes por meio de diversas atividades, como competições esportivas e festas. Pela manhã, a Associação Atlética Acadêmica Gerenciais deu as boas-vindas aos calouros de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Já à tarde, foi a vez da Atlética de Direito recepcionar os novos discentes do curso.

O camelo, mascote da Atlética de Direito, deu as primeiras dicas para os novos estudantes. (Foto: Manoel Junior)

E por falar em atléticas, o mascote de uma delas deu as primeiras dicas para enfrentar o calor de Governador Valadares e a maratona de estudos que aguardam os novos discentes. “Que eles saibam se virar em quaisquer adversidades, porque no final vale muito a pena”, afirmou o camelo, animal acostumado a sobreviver em altas temperaturas e símbolo da Atlética de Direito.

As matrículas dos aprovados no Pism continuam na próxima quinta, 31, e sexta, 1º, conforme o cronograma abaixo:

31/1 (quinta-feira)
08h30 às 10h30 – Farmácia e Fisioterapia
13h30 às 15h30 – Odontologia

1/2 (sexta-feira)
08h30 às 10h30 – Educação Física e Nutrição
13h30 às 15h30 – Medicina