Os servidores de cargo efetivo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que realizam cursos de formação podem se inscrever para as bolsas do Programa de Apoio à Qualificação (Proquali). O edital foi divulgado nesta segunda-feira, dia 21, e oferece 34  bolsas para funcionários que estejam cursando graduação e 197 bolsas para mestrado ou doutorado.

As bolsas para cursos de graduação são oferecidas apenas aos técnico-administrativos em educação (TAEs), que precisam comprovar matrícula e frequência em cursos regulares de graduação, de instituições nacionais, públicas ou privadas de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Já as bolsas para pós-graduação contemplam os TAEs e os docentes que podem estar matriculados em instituições nacionais ou estrangeiras. As bolsas são pagas mensalmente, no valor de R$ 400 para os estudantes de graduação e de R$ 1 mil para os de pós-graduação.

O coordenador de Formação, Análise e Planejamento de Pessoal da UFJF, Rafael Lucas da Silva Santos, ressalta a importância de disponibilizar este edital para incentivar a qualificação dos servidores. “Diante de um momento tão desafiador sob o ponto de vista econômico, eu vejo como um ganho considerável para a Universidade ainda ter esse tipo de programa. O Proquali reafirma a nossa autonomia administrativa e o nosso comprometimento com uma administração pública mais eficiente.”.

Inscrição

A inscrição deve ser feita pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).O candidato deve acessar o Siga-3, clicar no ícone “Recursos Humanos” e, em seguida, no ícone “Proquali”. Após escolher a opção inscrição, deve preencher as informações solicitadas e aguardar a geração automática da capa com o número do processo e o formulário de inscrição. Estes devem ser impressos e o servidor precisa preencher os campos que eventualmente estiverem em branco no formulário, além de recolher as assinaturas exigidas.

Depois de colocá-los dentro da folha protetora (capa de cor verde, azul ou amarela, conforme a lotação do servidor), é necessário entregar o processo físico e a documentação exigida, nas centrais de atendimento do campus Juiz de Fora ou do campus Governador Valadares.  O prazo para realizar as inscrições começa às 13h do dia 21 de janeiro e vai até às 18h do dia 4 de fevereiro. Já o período para entrega da documentação é entre os dias 21 de janeiro e 5 de fevereiro, nas centrais de atendimento. O resultado final será divulgado no dia 28 de fevereiro, após as 19h, no site da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). Todas as orientações estão disponíveis no edital.

Outras informações: (32) 2102-3930 (Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe)