Os cerca de 340 alunos que realizaram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade 2018 e vão colar grau no próximo dia 30 podem retirar os convites para a solenidade a partir desta terça-feira, 22, na Diretoria de Imagem Institucional, no prédio da Reitoria. A entrega será feita até 28 de janeiro, das 8h às 18h, e no dia 29, das 8h às 17h. A redistribuição de convites não entregues será realizada no dia 29 de janeiro, das 17h às 18h.

Em Juiz de Fora, a cerimônia será realizada em 30 de janeiro em dois horários, às 18h e às 20h, no Cine-Theatro Central. Aqueles que tiverem pendências na rede de bibliotecas da instituição devem regularizar a situação até 25 de janeiro.  O “nada consta” só precisa ser apresentado na ocasião da retirada dos convites, caso o formando não tenha quitado multas ou devolvido livros até a referida data. Essas pendências devem ser resolvidas junto à Biblioteca Central. O horário de funcionamento do setor, durante as férias acadêmicas, é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

A partir da publicidade do Inep com relação à regularidade no Enade, a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) está realizando a conferência de toda a documentação desses alunos, para verificar se todos estão aptos a colar grau, integralizaram o curso na totalidade. O setor faz essa análise e, junto com isso, tem a questão da regularidade no Enade que é atestada pelo coordenador de curso. Os alunos que não estiverem regulares, não vão colar grau neste grupo e devem procurar os coordenadores de curso para orientações”, explica a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo.

Maria Carmem destaca o empenho da Administração Superior, do Cdara, do Cerimonial e das coordenações de curso para a agilidade na realização da cerimônia. “Estamos muito felizes com o agendamento, empenhados para a realização mais rápida possível desta colação de grau, a partir da liberação das informações pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).”

Enade, uma exigência legal

A pró-reitora de Graduação acrescenta que o Enade é uma exigência legal, sendo penalizados, em caso de descumprimento da regra, as instituições de ensino, os cursos e os estudantes. “O Enade é visto como um componente curricular. O exame significa a mesma coisa que a realização de um estágio obrigatório, de uma disciplina obrigatória. Se o aluno não cumpre os dois procedimentos do Enade, é como se não tivesse integralizado o currículo para colar grau. Essa é uma legislação existente há muito tempo, desde 2008 é uma exigência do Ministério da Educação (MEC).”

Colação de Grau A, dia 30 de janeiro, às 18h

Administração Pública – EAD