São 34 propostas, distribuídas em Especialização, MBA e Aperfeiçoamento (Foto: Géssica Leine/UFJF)

A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou a lista dos cursos de pós-graduação lato sensu com previsão de início a partir do primeiro semestre de 2019. Ao todo são 34 propostas de diferentes áreas que serão submetidas à avaliação do Conselho Setorial de Pós-graduação e Pesquisa. Com a aprovação, alguns cursos têm previsão de início em março e outros no decorrer do ano, como consta na tabela.

Os cursos, que são divididos em Especialização, MBA e Aperfeiçoamento, serão desenvolvidos em oito unidades acadêmicas: Faculdades de Administração e Ciências Contábeis (dez propostas), Odontologia (dez), Engenharia (cinco), Economia (duas), Fisioterapia e Medicina (uma cada); além de três propostas no Instituto de Ciências Exatas (ICE) e uma no Instituto de Ciências Humanas (ICH).

Apesar de aguardar a aprovação definitiva, a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira, acredita que a pré-divulgação é importante para que os interessados possam se planejar a tempo. “Tudo indica que as propostas serão aprovadas porque a gente dá todo apoio técnico e acadêmico necessário para que os cursos tenham êxito”, afirma.

De acordo com Mônica, a oferta de pós-graduação “lato sensu” cumpre um dos compromissos da UFJF, uma vez que “a Universidade tem expertises muito consolidadas que podem e devem ser oferecidas à comunidade. Esses cursos são importantes na medida em que possuem uma carga horária mais reduzida, se comparados ao “strictu sensu”, e atinge um público que busca aperfeiçoar conhecimentos. Nosso objetivo é formar profissionais altamente qualificados”.

A maioria dos cursos são na área de Administração, Ciências Contábeis e Economia, com foco em áreas técnicas, como Gestão, Logística e Marketing, por exemplo. Entretanto, de acordo com Mônica, a ideia é expandir a oferta para outros segmentos. “A Universidade tem um compromisso muito grande com a sociedade. Então nosso interesse é, no decorrer de 2019 e nos anos subsequentes, oferecer pós-graduação “lato sensu” nas mais diversas áreas de formação”.

Neste sentido, a Propp lançou, na última semana, um edital para criação e reoferecimento de cursos de pós-graduação lato sensu e formação continuada. O edital de fluxo contínuo é voltado para as unidades da UFJF que queiram promover cursos. De acordo com o documento, o coordenador acadêmico interessado deverá dar andamento aos procedimentos necessários e encaminhar a proposta à Assessoria Acadêmica/Propp, com antecedência necessária para que sua aprovação ocorra antes do início do curso.

As propostas devem ser encaminhadas de acordo com as exigências do edital e somente serão efetivadas após a aprovação do Conselho Setorial de Pós-graduação e Pesquisa. Todos os formulários e documentos necessários já estão disponíveis no site da Pró-reitoria.

(32) 2102-3773 – Assessoria Acadêmica/Propp