Feito para aproximar os jovens das pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o game Eis a Questão é voltado para desmistificar noções que associam a ciência como algo distante e restrito – como a da figura clássica do cientista, solitário e excêntrico em seu laboratório, ou a de que realizar projetos científicos seria algo de difícil acesso, limitado apenas a algumas áreas de conhecimento.

Para cumprir esse objetivo, todas as etapas do game são realizadas em parceria com os pesquisadores da Universidade, inspiradas em projetos científicos já existentes. As informações são apresentadas em forma de quizz para que os jogadores testem seus conhecimentos, descubram com qual área de pesquisa têm mais afinidade e desafiem demais participantes.

Desenvolvido pelo setor de Divulgação Científica da Imagem Institucional, o jogo contém essas informações de uma forma descontraída e lúdica. O público-alvo são estudantes com interesse em ingressar na UFJF, uma vez que o game apresenta, à sua maneira única, os caminhos possíveis na Universidade: são mostradas as áreas de conhecimento e possibilidades de campos de estudo interessantes para os possíveis futuros estudantes. Confira o tutorial para mergulhar no jogo: