O curso é gratuito, oferece 25 vagas e certificado (Foto: Divulgação/UFJF)

Com o objetivo de oferecer uma oportunidade de capacitação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, a Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece curso para quem já possui algum conhecimento na área da eletricidade (técnicos e engenheiros). A capacitação permite projetar sistemas solares fotovoltaicos de pequeno porte (microgeração) em residências, comércio ou indústria, possibilitando aos profissionais se adequarem ao mercado de trabalho. As inscrições estão abertas até o próximo dia 20. O curso é gratuito, oferece 25 vagas e certificado.

O curso é oferecido desde 2015 quando o interesse sobre energia solar se evidenciou. De acordo com o coordenador do projeto, André Augusto Ferreira, atualmente, além do interessado aprender a fazer o dimensionamento do sistema solar fotovoltaico, se habilitam em diagnosticar se é válido investir nessa geração. “Nos primeiros cursos ministrados, nos preocupamos em mostrar como funciona o sistema e como é que ele se torna rentável financeiramente. Nesse projeto atual nós estamos tentando ir além da capacitação técnica de pessoas. Percebemos que também precisamos fomentar o investimento nesse sistema, mostrar que é realmente rentável financeiramente e dentro dos quesitos de sustentabilidade”.

O curso terá carga horária de 20 horas entre os dias 11 e 22 de fevereiro, das 17h às 19h. As aulas acontecem na faculdade de Engenharia Elétrica e serão ministradas por alunos previamente capacitados. Um dos bolsistas envolvidos no projeto, Hyago Palácio, destaca a importância da participação. “O curso é muito importante para auxiliar pessoas que estão em vulnerabilidade econômica a se inserir no mercado de trabalho e para proporcionar um incentivo financeiro e pessoal através do curso, além de ser uma área que está em crescimento e necessita de profissionais qualificados”.

Confira o edital.

Outras informações: (32) 2102-5599 – Laboratório Solar Fotovoltaico (Labsolar)