Os recursos sobre as notas divulgadas do módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) foram solicitados nesta quarta-feira, dia 9, por 143 candidatos. Ao todo, foram 217 pedidos de revisão recebidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A prova com maior número de requerimentos foi a de Português, com 49 solicitações. Em seguida, a prova de Física que teve 43 pedidos de recursos. Foram 37 em Química; 33 em Biologia; 25 em Filosofia; oito em Matemática; oito em Sociologia; seis em História; cinco em Literatura; e três em Geografia.

A  Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) tem até 72 horas para julgar os pedidos e a nota da prova para qual o recurso foi solicitado pode ser aumentada, mantida ou diminuída. A avaliação da procedência do recurso é realizada por uma banca, formada por especialistas na área. A pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, ressalta que a banca possui soberania na tomada de decisões. “Quando há o recurso, é formada uma banca com expertises daquele assunto que irão analisar a resposta do candidato com base na bibliografia e na pergunta formulada e, a partir disso, rever a avaliação.”

As solicitações foram feitas pelo e-mail vestibular@ufjf.edu.br ou presencialmente na Central de Atendimento (CAT). Os candidatos puderam pedir recurso de, no máximo, dois conteúdos e foi cobrada a taxa de R$ 24 por conteúdo. Se a Copese determinar a procedência da reclamação haverá reembolso da taxa paga.

A alteração das notas, se for o caso, é publicada junto ao resultado final, no dia 15 de janeiro a partir das 15h. Da decisão da Copese em relação aos recursos sobre as notas não cabe recurso. “Até agora as notas são uma prévia, porque a gente tem que dar esse prazo para as pessoas recorrerem. É no dia 15 que ficaremos sabendo realmente quem será aprovado. Espero que os candidatos que estão aptos obtenham êxito e sejam bem-vindos à instituição”, destaca Maria Carmen.

Pism I e II

As notas dos módulos I e II do Pism serão divulgadas no dia 12 de fevereiro a partir de 15h. Os pedidos de recurso devem ser feitos no dia 13, das 9h às 16h, e o resultado final sai no dia 20 de fevereiro.

Outras informações:  Copese – Coordenação Geral de Processos Seletivos

vestibular@ufjf.edu.br