Na primeira edição, Magali Bastos Altomari de Souza venceu concurso na categoria profissional colorida

A Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre inscrições para o 2º Concurso de Fotografia “Olhares sobre a UFJF”. Estudantes, servidores e as comunidades de Juiz de Fora e de Governador Valadares podem participar do concurso, capturando os melhores ângulos da instituição. As inscrições estão abertas e podem ser feitas, online, até 30 de março. Confira o edital.

O concurso está organizado em três categorias: profissional, amador e celular, sendo essas divididas em duas subcategorias – colorido e preto e branco. No total, serão premiados 30 fotógrafos. O primeiro e segundo lugar de cada categoria recebem prêmio em dinheiro no valor de R$ 800 e R$ 400, respectivamente, além de um kit de postais. O terceiro, o quarto e o quinto colocados ganham, cada um, um kit de postais. As fotos premiadas serão transformados em postais da UFJF e expostas em mostra planejada pela Diretoria de Imagem.

Segundo o diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, o concurso busca o olhar externo das pessoas sobre a UFJF. “A segunda edição do concurso de fotografia visa, cada vez mais, a ampliar a identificação dos diversos públicos com a Universidade, a cultivar olhares diferenciados e verificar o que a comunidade observa na instituição, de que forma a vê e como a retratariam neste momento.”

Os participantes devem ter mais 13 anos e não podem ser funcionários ou bolsistas vinculados à Diretoria de Imagem Institucional. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo formulário online. É necessário possuir conta do Google para o upload da imagem no formulário. O arquivo deve ser enviado em formato JPG, com tamanho máximo de 5mb e resolução mínima de 300 dpi, exceto para a categoria celular.

Inscritos na categoria “profissional” devem enviar, junto à fotografia, conceito ou inspiração da imagem, sua análise semiótica e configurações do momento da captura, como abertura, velocidade, ISO, lente e câmera utilizadas. Na categoria “amador”, os concorrentes também precisam informar as configurações do momento da captura. Para concorrer na categoria “celular”, deve-se enviar somente a fotografia.

O júri responsável por seleção e avaliação das fotografias será nomeado pela Diretoria de Imagem Institucional. O resultado será divulgado no dia 19 de abril, no site da UFJF.

Outras informações: (32) 2012-3967 – Diretoria de Imagem Institucional