Em Juiz de Fora, cerimônia será realizada em 30 de janeiro (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Em Juiz de Fora, cerimônia será realizada em 30 de janeiro (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de Juiz de Fora (UFJF) divulgou na tarde desta quarta-feira, 9, a data de colação de grau dos discentes que realizaram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade 2018. Em Juiz de Fora, a cerimônia será realizada em 30 de janeiro em dois horários, às 18h e às 20h, no Cine-Theatro Central.

Os cerca de 340 formandos de 11 cursos poderão retirar os convites para a colação de grau, no período de 22 a 28 de janeiro, das 8h às 18h, e no dia 29 de janeiro, das 8h às 17h, na Diretoria de Imagem Institucional, no prédio da Reitoria. A redistribuição de convites não entregues será realizada no dia 29 de janeiro, das 17h às 18h.

Aqueles que tiverem pendências na rede de bibliotecas da instituição devem regularizar a situação até 25 de janeiro.  O “nada consta” só precisa ser apresentado na ocasião da retirada dos convites, caso o formando não tenha quitado multas ou devolvido livros até a referida data. Essas pendências devem ser resolvidas junto à Biblioteca Central. O horário de funcionamento do setor, durante as férias acadêmicas, é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

A partir da publicidade do Inep com relação à regularidade no Enade, a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) está realizando a conferência de toda a documentação desses alunos, para verificar se todos estão aptos a colar grau, integralizaram o curso na totalidade. O setor faz essa análise e, junto com isso, tem a questão da regularidade no Enade que é atestada pelo coordenador de curso. Os alunos que não estiverem regulares, não vão colar grau neste grupo e devem procurar os coordenadores de curso para orientações”, explica a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo.

Maria Carmem destaca o empenho da Administração Superior, do Cdara, do Cerimonial e das coordenações de curso para a agilidade na realização da cerimônia. “Estamos muito felizes com o agendamento, empenhados para a realização mais rápida possível desta colação de grau, a partir da liberação das informações pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).”

Enade, uma exigência legal

A pró-reitora de Graduação acrescenta que o Enade é uma exigência legal, sendo penalizados, em caso de descumprimento da regra, as instituições de ensino, os cursos e os estudantes. “O Enade é visto como um componente curricular. O exame significa a mesma coisa que a realização de um estágio obrigatório, de uma disciplina obrigatória. Se o aluno não cumpre os dois procedimentos do Enade, é como se não tivesse integralizado o currículo para colar grau. Essa é uma legislação existente há muito tempo, desde 2008 é uma exigência do Ministério da Educação (MEC).”

Colação de Grau A, dia 30 de janeiro, às 18h

Administração
Administração Pública – EAD
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas

Colação de Grau B, dia 30 de janeiro, às 20h

Comunicação Social
Design
Direito
Jornalismo
Psicologia
Serviço Social
Turismo

Os representantes de turma de cada um dos cursos devem ficar atentos à realização da reunião para definir os juramentistas e o orador de cada cerimômia. As reuniões ocorrem no dia 16 de janeiro, às 9h para os cursos do grupo A e às 10h para os cursos do grupo B.

Outras informações: (32) 2102-3975 – Pró-Reitoria de Graduação