As unidades acadêmicas e administrativas da Universidade Federal de Juiz de fora (UFJF) podem sugerir cursos e eventos de capacitação de técnicos-administrativos em educação e docentes à Coordenação de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). O formulário RH-114 de levantamento de necessidade está publicado na página da Progepe e pode ser submetido à Coordenação de Capacitação até o dia 1º de fevereiro.

Os cursos devem ter duração de no mínimo 20 horas/aula e podem ser presenciais, semi-presenciais ou a distância. Há doze anos a Progepe realiza a proposta anual de capacitação, que possibilita a técnicos-administrativos em educação e docentes fazer sugestões aos gestores de cada setor de demandas que acham necessárias para a melhoria coletiva. A ideia é que o diálogo aconteça no âmbito das unidades e que o dirigente, enquanto gestor de pessoas daquele setor, promova o diálogo.

A técnico-administrativa da Progepe, Josane Oliveira, explica que as sugestões não devem ser de interesse individual, mas atender às demandas da unidade. “Cada setor avalia as necessidades de capacitação. O correto é as sugestões virem concatenadas com essas avaliações. Deve ser algo que tenha relação com as melhorias dos processos de trabalho e que, ao mesmo tempo, traga desenvolvimento profissional do servidor.”

Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Castro, essa prática contribui para o dinamismo. “Estamos em uma instituição pública onde o interesse público tem supremacia sobre o interesse privado. O trabalho coletivo deve conduzir a uma vertente que será produtiva e satisfatória, que fará o servidor trabalhar com prazer e com desempenho melhor. A política implementa um dinamismo, uma coparticipação, uma co-responsabilidade que é a escolha adequada de mecanismos de capacitação.”

Outras informações: (32) 2102-3930 – Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe)