Da esquerda para a direita: professora Eugênia Cristina Muller Giacolli Jabour, Andressa Iunes Brito Vieira e professor Marcos Martins Borges (foto: arquivo pessoal)

A  necessidade da criação de estruturas que possibilitem racionalizar o fluxo e a compreensão dos dados ao longo do desenvolvimento de um empreendimento foi o tema estudado pela  acadêmica  do Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Andressa Iunes Brito Vieira.

Segundo a pesquisadora, o trabalho tem como objetivo propor a viabilidade do uso de recursos computacionais, estabelecendo diretrizes projetuais que serão inseridas em um modelo de protótipo a ser desenvolvido sobre a plataforma sketchUp. “O uso de recursos computacionais como auxiliares ao processo de projeto, ajuda a resolver o problema da falta de comunicação entre os agentes da cadeia produtiva, pois permite o acesso a um número maior de informações mais detalhadas e completas, possibilitando que o projeto se desenvolva de forma integrada, testando propostas e validando soluções mais adequadas às necessidades de determinada edificação, sendo possível antever e predizer o desempenho em cada uma das alternativas”, destaca Andressa.

A acadêmica acredita que o plug-in desenvolvido diminui o distanciamento entre a teoria e a prática e auxilia desde o início do projeto, bem como contribui para o desenvolvimento de estratégias e tecnologias capazes de auxiliar nas tomadas de decisão ao longo dos processos. “A própria estrutura algorítmica da ferramenta criada pode ser adaptada para atender a outras necessidades de apoio ao processo de projeto”.

Em suas análises cotidianas, a pesquisadora observou que a maioria das empresas não estão preparadas para o gerenciamento do projeto  das edificações. Na opinião dela, isso implicaria em uma condução de atividades projetuais com uma estrutura organizacional inadequada. Andressa argumenta que essa consequência é reflexo das dinâmicas da globalização, da velocidade de mudanças, das inovações tecnológicas e da concorrência e custo da obra. “Esses efeitos evidenciam a necessidade urgente de se adotar métodos mais eficientes e com maior produtividade. A complexidade do processo de projeto torna imprescindível sua gestão e coordenação.”

Contato:
Andressa Iunes Britto Vieira
dessaiunes@gmail.com

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Marcos Martins Borges (Orientador-UFJF)
Profa. Dra. Eugênia Cristina Muller Giacolli Jabour (Coorientadora-UFJF)
Prof. Dr. Fernando Tadeu de Araújo Lima (UFJF)
Profa. Dra. Márcia Cristina Valle Zanetti (IF Sudeste MG)

Outras informações: (32) 2102 – 6465 – Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído