O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai trazer duas apresentações especiais para o período de férias: “A Química dos Elementos” e “Física sem Mistérios”, além do funcionamento normal de todas as exposições e sessões do planetário e do observatório. Durante todo o mês de janeiro, a partir do dia 5, de terça-feira a sábado, das 15h às 16h, ocorre a apresentação “A Química dos Elementos”, que continuará durante todo o ano de 2019 aos sábados no mesmo horário. “Física sem Mistérios” também está programada para janeiro, de terça-feira à sexta-feira das 16h15 às 17h e domingos de 10h15 às 11h, continuando durante todo o ano aos domingos. Para as atividades especiais é preciso agendamento prévio, pois serão apenas 20 vagas para cada apresentação, assim como para as sessões do planetário e do observatório.

O diretor do Centro de Ciências, Eloi Teixeira, explica as apresentações especiais de férias. “A Química dos Elementos é uma atividade especial, relativa ao Ano Internacional da Tabela Periódica, decretado pela ONU para ocorrer em 2019. Nesta apresentação, serão mostrados de forma totalmente experimental propriedades e aplicações no cotidiano dos elementos químicos, possibilitando conhecer a Tabela Periódica de forma lúdica e interativa. Já Física sem Mistérios apresenta diversos fenômenos da física também de forma prática, permitindo desmistificar esta ciência, tida como muito difícil e com pouca relação com nossas vidas.”

Eloi também esclarece como será o funcionamento das atividades. “Serão apresentações em nossos laboratórios de Ciências, com participação de mediadores, permitindo a interação com o público, tudo de forma experimental e em linguagem que permitirá o acesso de toda a população.” Todas as ações do Centro de Ciências são inteiramente gratuitas e as atividades são recomendadas para idades a partir de 6 anos.

Outras informações: 2102-6913 – Centro de Ciências