A Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é um setor vinculado à Reitoria, cujo objetivo principal é oferecer suporte e propor diretrizes relacionadas à operacionalização da Avaliação da Universidade, conforme previsto na Lei 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Neste ano, a Diretoria trabalhou na consolidação e apoio aos programas de autoavaliação organizacional.

Suporte às avaliações externas

Entre os principais trabalhos desenvolvidos pelo órgão em 2018 estiveram o suporte e o acompanhamento de onze avaliações in loco de cursos de graduação, realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para reconhecimento e renovação de reconhecimento. No campus avançado de Governador Valadares, foram reconhecidos, com conceito 4, os dois cursos que faltavam: Medicina e Nutrição.

Já no campus de Juiz de Fora, diversos cursos foram avaliados e tiveram sua renovação de reconhecimento obtidas com o apoio da Diretoria de Avaliação: Música (habilitações em Piano, Canto, Flauta, Violino e Violoncelo); Ciência da Religião; Engenharia Mecânica; e Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design. O curso de Libras foi reconhecido e todos foram avaliados com nota 4.

Os conceitos são referentes a três grandes dimensões: corpo docente e tutorial; organização didático-pedagógica; e infraestrutura. O máximo que pode ser emitido por esta avaliação é a nota 5.

Para a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage, o trabalho de acompanhamento nas avaliações é fundamental e só foi possível graças à estruturação da Diretoria. “Até o ano passado, tínhamos uma técnica-administrativa em educação (TAE) e, agora, temos mais duas. Então, hoje, nosso quadro conta com três TAEs e quatro bolsistas de treinamento profissional, o que ajudou muito no desenvolvimento das nossas atividades”, conta.

Preparação e apoio para o Enade

Neste ano, quatro cursos de Governador Valadares e 11 de Juiz de Fora participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Em maio, a Diavi realizou uma série de encontros com coordenadores do Ciclo Enade 2018. As reuniões tiveram como objetivo prepará-los para as ações relacionadas a esse processo. “Foram abordadas, dentre outros assuntos, as instruções para gerar as listagens de alunos via Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) e como inseri-las no sistema Enade; as responsabilidades e ações de coordenadores e estudantes; além das especificidades e do cronograma do Exame”, explica Michèle.

Visando sanar as dúvidas e os questionamentos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação selecionados para o Exame, a Diretoria realizou, também, o “Tardenade”. A iniciativa ocorreu no anfiteatro das Pró-reitorias, na semana do exame, e ofereceu atendimento aos discentes, de forma individual, para que as dificuldades específicas de cada aluno fossem esclarecidas. Na ocasião, servidoras e bolsistas da Diretoria ficaram à disposição para responder perguntas acerca do edital, diretrizes, estrutura da prova, dentre outros pontos.

Outra conquista importante, segundo Michèle, foi a publicação da Portaria 1762/2018, que estabelece as responsabilidades e as competências de todos os setores e agentes da UFJF envolvidos no Enade. De acordo com a diretora, “o objetivo principal desta portaria é explicitar e valorizar as atividades que, por lei, estão a cargo das coordenações de cursos, indispensáveis ao bom cumprimento do que é exigido pelas regulamentações específicas”.

Consolidação de programas de autoavaliação na Universidade

Em atendimento à Resolução 13/2015 do Conselho Superior (Consu), que regulamenta a avaliação das atividades acadêmicas na Universidade, segundo a qual a Diretoria de Avaliação é responsável por coordenar a implementação de atividades de avaliação das atividades acadêmicas, a Diavi realizou, em janeiro de 2018, um pré-teste do instrumento de avaliação de disciplinas e do Módulo de Avaliação, via Siga.

Em julho, pela primeira vez, a avaliação foi aplicada a todas as disciplinas presenciais ofertadas no primeiro semestre letivo com participação espontânea de estudantes e professores. “Esta avaliação própria ainda está em fase de testes, dependendo da adesão da comunidade acadêmica para se aprimorar e consolidar na instituição”, explica Michèle.

Os relatórios com os dados coletados nesta primeira etapa estão publicados na página da Diavi e foram enviados às coordenações dos cursos. De acordo com a diretora, o próximo passo é avaliar as disciplinas do segundo semestre deste ano para, em abril de 2019, serem elaborados novos relatórios para cursos e departamentos.

Em novembro, a Diretoria iniciou uma série de visitas aos cursos de graduação, para levantar demandas e apresentar as potencialidades dos relatórios de avaliação externa e interna, divulgando aspectos importantes relacionados aos indicadores de qualidade dos cursos, estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) no instrumento de avaliação adotado.

Segundo Michèle Farage, a expectativa é que no próximo ano a Diavi “continue trabalhando para consolidar a avaliação na UFJF, em apoio à Comissão Própria de Avaliação (CPA) para a proposição de avaliações com participação direta de técnico-administrativos em educação, discentes e docentes, para compor o Relatório de Autoavaliação Institucional (RAAI)”.

Outras informações: (32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional