Danielle Lobo Justo Pinheiro durante a defesa da tese “O uso de azalactonas em síntese orgânica: preparação, aplicação em reações de formação de ligação C-C e em síntese total” (foto: arquivo pessoal)

O desenvolvimento de metodologias que podem ser utilizadas na indústria para diminuir etapas de produção de determinado composto pautou a tese de doutorado da acadêmica Danielle Lobo Justo Pinheiro. Segundo a pesquisadora, o estudo aponta também que algumas moléculas sintetizadas “podem ser testadas para atividades biológicas e, um dia, utilizadas em medicações, como anti inflamatórios por exemplo”. A tese foi desenvolvida e apresentada ao Programa de Pós-graduação em Química, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A pesquisa foi feita com base na metodologia sintética, que permite a criação de novas formas de trabalho. Danielle explica que, em busca de inovação, fez quatro projetos utilizando a azalactona. “A azalactona é um composto derivado de um aminoácido ciclizado. Ela é muito versátil e pode ser usada em diferentes tipos de reações.”

Danielle Lobo com o grupo de pesquisadores dinamarqueses (foto: arquivo pessoal)

Por meio do método sintético, a acadêmica esclarece que é possível atuar para atingir condições ambientalmente favoráveis. “Na indústria farmacêutica temos dez etapas para chegar a um fármaco. Nosso empenho é fazer uma metodologia eficiente, que não precise de tantas etapas para gerar o composto. Buscamos otimização de condições: utilizar mais produtos e menos solventes, porque a indústria gasta muito solvente.”

A pesquisa com azalactonas evoluiu desde os estudos do mestrado de Danielle e, para finalizar as atividades relativas a sua tese, a quarta etapa da investigação foi feita na Dinamarca, na Aarhus University. “Só consegui ser aceita na Dinamarca pelo estudo e por tudo que pude pesquisar e desenvolver na UFJF. Eu me encantei pelo país, há um grande investimento em pesquisa, uma infraestrutura muito boa, e o laboratório em que trabalhei era de ponta”.

Danielle avalia que “todos os projetos tiveram resultados positivos e que quatro novas metodologias extremamente eficientes puderam ser desenvolvidas, gerando diversos compostos, sendo a maioria inéditos”.

Contatos:
Danielle Lobo Justo Pinheiro (Doutoranda)
dane_jf@hotmail.com

Giovanni Wilson Amarante (Orientador – UFJF)
amaranteqo@gmail.com

Banca examinadora:
Prof. Dr. Giovanni Wilson Amarante (Orientador – UFJF)
Prof. Dr. Mauro Vieira de Almeida (UFJF)
Prof. Dr. Luiz Fernando Cappa de Oliveira (UFJF)
Prof. Dr. Adriano Lisboa Monteiro (UFRGS)
Prof. Dr. Ronaldo Aloise Pilli (UNICAMP)

Outras informações: (32) 2102-3309 –Programa de Pós-graduação em Química