O projeto de extensão “Futebol na UFJF” e o Tupynambás Futebol Clube acertaram uma parceria para a modalidade de base local. A parceria visa atender às exigências da Federação Mineira de Futebol (FMF), que determina que, para participar do campeonato de base, o interessado deve ser clube profissional filiado.

O coordenador da iniciativa, professor Marcelo Matta, explica que, “como a UFJF não é um clube profissional, nós tínhamos algumas saídas. Uma delas é a parceria com um clube da cidade. Isso vai nos permitir a adequação às exigências da Federação quanto à participação do campeonato de base de Minas Gerais”.

De acordo com Matta, a expectativa é dar continuidade aos resultados positivos e consolidar ainda mais o futebol de base da UFJF. “Não temos dúvidas que a parceria com o Tupynambás vai fortalecer nosso projeto. Por ser um time centenário, da primeira divisão e com uma história muito respeitada na cidade, tenho certeza que a gente tem tudo para avançar ainda mais”.

O projeto

Os times Sub-15 e Sub-17 são frutos do projeto de extensão “Futebol na UFJF”, desenvolvido na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) e coordenado por Matta. O projeto acontece desde 2014 e já firmou parcerias com o Uberabinha e com a Associação de Ensino e Pesquisa em Esporte e Lazer (Asepel). Neste ano, o time conquistou pela primeira vez o título da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro Sub-17. A equipe sub-15 terminou a fase final em sexto lugar.

O “Futebol UFJF” conta com a participação de alunos da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF, que desenvolvem treinamento, arbitragem e preparação física, além de integrarem a comissão técnica. Os conhecimentos dos graduandos é aplicado junto aos jovens dos bairros do entorno da Universidade – Dom Bosco e São Pedro, principalmente – que compõem as equipes.

Outras informações: (32) 2102-3288 – Departamento de Desportos/Faefid