Primeiros colocados foram premiados com o valor de R$ 62 mil (Foto: Alexandre Dornelas)

Foram conhecidos, na tarde da última sexta-feira, 14, os ganhadores do Concurso de Projeto de Arquitetura e Urbanismo. O primeiro lugar ficou com o grupo composto pelos integrantes Bruno Eduardo Nakaguma Gondo, Carlos Eduardo Murgel Miller, Eduardo Saguas Miller e Felipe Fuchs, que levou a quantia de R$ 75  mil. A premiação ocorreu no galpão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

(Reprodução projeto)

Todos os integrantes da equipe classificada em primeiro lugar são da cidade de São Paulo, formados pela Universidade de São Paulo (USP) e Mackenzie. Na primeira fase da competição o grupo passou pela avaliação de uma banca examinadora composta por profissionais e discentes da Arquitetura. O desafio era criar a melhor proposta de projeto para a construção do conjunto arquitetônico destinado à sede da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Confira o resumo do projeto.

O grupo conseguiu vencer os 11 projetos concorrentes, se credenciando para a segunda fase da disputa, onde os arquitetos tiveram que adaptar o projeto com as sugestões dos avaliadores para se consolidarem como campeões da disputa.

(Reprodução projeto)

A equipe vencedora mostrou aos presentes na solenidade através de um projetor o trabalho finalizado com todas as modificações realizadas. Bruno Eduardo Nakaguma, relata a emoção de ver o projeto consagrado. “Estamos felizes não só pelo primeiro lugar, mas pela iniciativa, principalmente por ser um concurso público, além de ter a participação de jovens arquitetos de todo o Brasil”.

O segundo lugar ficou com o grupo de Juiz de Fora, formado por André Miguel Coronha, Naiara Valéria Barbosa e Luan de Carvalho. A maior contribuição da disputa, de acordo com André Miguel Coronha, foi a troca de experiências com os outros competidores. “A experiência de poder conhecer outras pessoas e descobrir o processo de criação de outros profissionais foi extremamente gratificante”.

O segundo lugar ficou com o grupo de Juiz de Fora, formado por André Miguel Coronha, Naiara Valéria Barbosa e Luan de Carvalho (Foto: Alexandre Dornelas)

Depois de participar de outros concursos com essa temática, os terceiros colocados, Filipe Leonardo Oliveira, juntamente com Denyse Pereira, se sentiram orgulhosos pelo resultado. “O concurso foi muito difícil, mas no final tudo valeu a pena. Nós tiramos um aprendizado muito grande”, avalia Filipe.

O segundo e terceiro lugar  foram contemplados com R$ 15 mil e R$ 10 mil respectivamente. Os três primeiros colocados receberam menções honrosas e certificados de participação.

O concurso teve início em abril e, segundo a arquiteta e uma das organizadoras da competição, Miriam Dias, a iniciativa foi muito positiva e inovadora. “O concurso foi em nível nacional, tivemos pessoas de vários lugares do país. Nós somos a primeira Faculdade a criar uma competição como essa. É sempre bom criar novos espaços com novas ideias e influências.”

Os terceiros colocados foram Filipe Leonardo Oliveira e Denyse Pereira (Foto: Alexandre Dornelas)

A Pró-Reitoria de Infraestrutura e gestão (Proinfra) participou da elaboração do edital e do acompanhamento dos trabalhos de todos os competidores. O coordenador de projetos e um dos integrantes da banca julgadora, Eder Marques da  Costa, acredita que a escolha do projeto para a nova sede “é um marco histórico para o curso, que foi criado na década de 1990”. O projeto “garante um território próprio com independência. Representa um avanço para os grupos de estudo e pós-graduações, amplia as possibilidades da faculdade”.

O diretor da FAU, José Gustavo Abdalla, acredita que o novo projeto atende todas as demandas reprimidas do curso. “Falta uma série de laboratórios e espaços  acadêmicos. O novo projeto vem com o intuito de atender um programa de necessidades muito mais amplo que o atual”. Segundo Abdalla, o novo prédio do curso será no terreno ao lado do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), mas a construção dependerá da captação de recursos nos próximos anos.

A deputada federal e autora da emenda parlamentar que destinou recursos para a premiação do concurso, Margarida Salomão, participou da cerimônia de premiação. Ela destacou a relevância do concurso e relembrou um episódio da História do Brasil. “Na minha opinião isso, deveria ser uma prática pública universalizada. Obras públicas deveriam ser projetadas através de concursos. No Brasil por exemplo, a construção de Brasília começou com o plano piloto que resultou na vitória de Lucio Costa em um concurso promovido pelo Juscelino Kubitschek”.

O reitor Marcos David agradeceu a participação de todos os envolvidos no processo e salientou o esforço da UFJF ao apoiar iniciativas que tenham como foco a melhoria da Universidade pública. “Esse é um um exemplo do nosso otimismo, do quanto estamos lutando para construir uma Universidade de qualidade para todos e todas”.

No projeto ganhador, o primeiro andar contempla áreas técnicas e de convívio social. Já o segundo andar é voltado para ações de orientações individuais e coletivas para pesquisas e permanência de docentes e discentes em gabinetes e núcleos de trabalho. Também há espaços para aulas teóricas e salas de reuniões. O terceiro andar contém espaços para formação e desenvolvimento de projetos de arquitetura e urbanismo dentro de um ambiente interativo entre as mais diversas áreas e níveis de formação dos alunos.

Também participaram da cerimônia de premiação alunos e professores, além de autoridades da Arquitetura.