Ideia para a produção surgiu da vontade de despertar a brasilidade nos alunos e no público (Foto: Divulgação/UFJF)

Neste último mês do ano, o palco do Cine-Theatro Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai receber o espetáculo “Tudo Acaba em Samba”, da Corpus Núcleo de Dança, em duas apresentações, neste sábado e domingo, dias 15 e 16, às 20h. A ideia para a produção surgiu da vontade de despertar a brasilidade nos alunos e no público, proporcionando maior conhecimento da música brasileira, em seus múltiplos gêneros e personagens, de modo a perceber toda a sua importância e beleza.

A apresentação não se resume a uma simples coletânea de músicas, pois traz a história dos sentimentos do Brasil, formando um mosaico dos diferentes gêneros. Dentre eles, valsas, chorinho, baião, samba, bossa nova, rock e a diversidade atual. A escolha dos intérpretes foi atemporal, mostrando ao público que música nacional transita no tempo, sem necessariamente pertencer ao passado, futuro ou presente.

A equipe, formada por profissionais reconhecidos no meio cultural de Juiz de Fora, recebe esse ano a participação de dois experts do Rio de Janeiro, o coreógrafo Sérgio Lobato e a figurinista Marilda Fontes. Contando com a participação de mais de 150 bailarinos, um requintado figurino e cenário em projeções, o espetáculo vai trazer coreografias de balé clássico, contemporâneo, danças urbanas, jazz e sapateado.

Corpus Núcleo de Dança

Atuando no cenário artístico e cultural desde 1977, a Corpus Núcleo de Dança, completa 41 anos de atividades ininterruptas. A companhia alcançou lugar de destaque no ensino da dança, colecionando críticas, experiências e premiações significativas. Seu principal objetivo é despertar nos alunos o interesse pela dança, através de uma aprendizagem prazerosa, voltada para o desenvolvimento da consciência do movimento e do aprimoramento técnico, valorizando e respeitando as diferenças individuais.

Escola credenciada pela Royal Academy of Dance, realiza todos os anos exames de balé clássico com professores do exterior, alcançando resultados acima da média nacional. Reconhecida como centro formador, é responsável pela qualificação de inúmeros profissionais de Juiz de Fora e de bailarinos que hoje atuam em diferentes companhias do país.

Procurando sempre ampliar seus horizontes artísticos e oferecer métodos eficazes e atualizados em todos os estilos, a Corpus já trouxe, para ministrarem cursos, importantes nomes da dança brasileira, como Rodrigo Pederneiras, Lennie Dale, Nádia Nardini, Jackie Motta, João Saldanha, Alex Dias, Priscila Teixeira e Ivan Franco. Atualmente conta com a presença mensal da maitre de balé Patrícia Salgado, que ministra workshops, ensaios e coaching.

O Cine-Theatro Central fica na Praça João Pessoa s/nº, no Centro.

Outras informações: (32) 2102-3964 – Pró-reitoria de Cultura (Procult)