Ex-ministro da Educação e fundador do Colégio, Murílio Hingel prestigiou a solenidade de formatura (Foto: Yasmim Rocha/Colégio João XXIII)

Mais de 122 alunos do Colégio de Aplicação João XXIII foram protagonistas na noite de quinta-feira, 13. Estudantes das três turmas do Ensino Médio e das duas turmas do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e seus familiares comemoraram a conclusão da Educação Básica no Cine-Theatro Central.

A cerimônia foi aberta pelo Coro Acadêmico da UFJF e presidida pelo pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Amorim. O ex-ministro da Educação, fundador e ex-diretor do Colégio, Murilio de Avellar Hingel, juntamente com as diretoras Eliete Verbena e Margareth Pereira, prestigiaram o evento. A mesa também foi composta pelos coordenadores do Ensino Médio, Silvio Castro e Fernando Lamas;  e pelos coordenadores da EJA, Frederico Crochet e Janaína Sanches.

A diretora geral do João XXIII, Eliete Verbena, ressaltou a importância da instituição para uma sólida formação na educação básica, aliando aspectos da formação acadêmica e humana. E destacou alguns princípios da Escola. “O João XXIII assume o seu papel social. O sorteio público, como forma democrática de ingresso de alunos, é um destes exemplos. Como escola de aplicação, tem a formação de professores como um dos princípios de sua existência. É uma escola pública, que atende a todas as classes sociais e reconhece a diversidade religiosa, cultural, étnico-racial, de gênero, entre outras existentes em nossa sociedade.”

Culto ecumênico reuniu servidores, alunos e familiares (Foto: Yasmim Rocha/Colégio João XXIII)

A aluna Laura Messias relembrou sua trajetória estudantil e comemorou o encerramento de mais um ciclo acadêmico. “Eu estudei no João XXIII desde que me conheço por gente. O Colégio, além de preparar os alunos para uma faculdade, forma cidadãos que respeitam as diferenças. Sinto orgulho de quem eu me tornei e, principalmente, dos meus colegas”, explica.

O fim do evento foi marcado com vídeos produzidos pelas turmas. Os alunos do terceiro ano recordaram momentos marcantes do ciclo estudantil, enquanto os da EJA promoveram uma reflexão crítica sobre as desigualdades sociais presentes no país. Eles salientaram os direitos sociais necessários para uma sociedade mais justa.

Dupla comemoração
O pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Amorim, considera o momento da formatura duplamente importante na prestação de contas do Colégio e da Universidade com a sociedade. “Quando a gente participa de uma cerimônia e vê mais de 120 estudantes formando por meio de uma escola de aplicação federal, há dois motivos de comemoração. O primeiro, o fato de se celebrar a finalização de uma etapa na escolarização dos alunos. O outro, saber que esta escola cumpre também o papel de formação de professores das diversas licenciaturas da Universidade.”

Culto Ecumênico

Formandos ressaltam valores democráticos, respeito às diferenças e diálogo vividos no Colégio (Foto: Yasmim Rocha/Colégio João XXIII)

Na noite anterior, 12, os formandos realizaram um culto no Colégio. O objetivo foi refletir sobre valores como gratidão, viver em sociedade, pensar os desafios que a vida nos impõe e o respeito à diversidade. A cerimônia, coordenada pelos professores Giselle Moreira, Miguel Juliano e Paulo Goliath, contou com a presença da direção do Colégio, técnico-administrativos em Educação (TAEs), professores, familiares e amigos.

Segundo Juliano, a solenidade faz parte dos valores democráticos que o Colégio de Aplicação da UFJF compartilha. “Como instituição pública, o João XXIII é um lugar de diálogo entre as diferenças. Respeita o que é peculiar, sem deixar de manter seu horizonte na direção das grandes questões de natureza social e cultural”, destacou.