A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nessa quinta-feira, 13, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), um edital destinado à seleção de orientadores e projetos ao XXII Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Probic), para o período de 1º de março de 2019 a 28 de fevereiro de 2020.

As inscrições, que já estão abertas, deverão ser feitas exclusivamente pelo Siga/Pesquisa (Siga 3, ícone Pesquisa), até o dia 18 de janeiro de 2019. Para se candidatar a uma bolsa como orientador, é preciso que o docente seja professor efetivo, visitante ou convidado da UFJF. No caso de professor visitante ou convidado, este deverá permanecer vinculado à Instituição durante toda a vigência da bolsa. Também é preciso possuir experiência compatível com a função de orientador e formador de recursos humanos qualificados.

Já o aluno precisa estar regularmente matriculado em algum curso de graduação da Universidade, no qual já deverá ter cursado, no mínimo o segundo período; também é necessário ter disponibilidade para cumprir as horas previstas na bolsa e não possuir vínculo empregatício, nem ser beneficiário de qualquer outra bolsa. Caso o aluno tenha sido bolsista de qualquer modalidade na UFJF, deverá estar em dia com as suas obrigações, estipuladas pelos editais referentes às bolsas anteriores.

Para poder ser inscrito, o projeto de pesquisa ao qual a bolsa de iniciação científica (IC) irá se vincular deve estar com financiamento da Fapemig em vigor, sendo permitidos no máximo dois projetos – caso o coordenador tenha dois termos de outorga – e uma bolsa por projeto. Caso o professor já esteja orientando um bolsista de IC financiado pela Fundação, o mesmo só poderá solicitar mais uma bolsa.

A relação completa com todos os documentos exigidos na inscrição, assim como todos os procedimentos de análise e julgamento das propostas podem ser conferidos no edital.

Indicação de bolsistas

O orientador deverá entregar a documentação referente à indicação do bolsista e cadastrá-lo no Siga até o dia 11 de março de 2019, para implementação no primeiro mês, sendo que esta data pode ser alterada pela Fapemig. Caso a indicação não ocorra até o dia 31 de março de 2019, a vaga será disponibilizada a outro orientador, conforme a ordem de classificação.

O aluno indicado que apresentar algum impedimento para implementação de sua participação no Programa terá até o dia 10 de abril de 2019 para regularizar sua situação. Após esse prazo, a vaga será disponibilizada a outro orientador, também de acordo com a ordem de classificação.

O bolsista selecionado estará sujeito ao cumprimento das atividades previstas no seu plano de trabalho, com jornada de 20 horas semanais. O valor mensal da bolsa é de R$ 400 e não haverá pagamento retroativo após o encerramento do Programa.

A classificação final será disponibilizada, online, na página da Propp, no dia 27 de fevereiro de 2019.

Confira aqui a íntegra do edital.

Outras informações: (32) 2102-3773 – Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa