O projeto é desenvolvido por seis bolsistas e dois voluntários e oferece auxílio teórico na produção de criadores de aves (Foto: Divulgação/UFJF)

A troca de experiências entre criadores de aves e os discentes da graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é promovida pelo projeto “Boas práticas na produção de aves caipiras”, que realiza visitas e acompanhamento a produtores rurais de toda a região. O trabalho, que é orientado pelo professor Flávio Medeiros, teve início no segundo semestre de 2018 e objetiva a prática de conteúdos estudados em sala de aula.

Contando com seis bolsistas e dois voluntários, o projeto é desenvolvido por meio de extensão e oferece o auxílio teórico na produção de criadores de aves em troca da apresentação do funcionamento dos criatórios e da comercialização da produção. Até o momento, o trabalho já foi desenvolvido em quatro criatórios em municípios próximos a Juiz de Fora, como Matias Barbosa e Guarani.

“Nós participamos de práticas do cotidiano de criadores, como o manejo alimentar e a produção, de modo geral. O projeto é de extrema importância por colocar os alunos com a realidade de pequenos produtores da região, ao mesmo tempo que possibilita aos estudantes a vivência da realidade. Isso assegura uma melhor inserção no mercado de trabalho”, avalia o orientador e professor da UFJF, Flávio Medeiros.

UFJF Presente

Flávio Medeiros, professor responsável pelo projeto (Foto: Divulgação/UFJF)

Na última semana, o projeto de extensão visitou o criatório Mundo Animal, do criador de galinhas Frederico Silva. Durante a primeira visitação, o produtor apresentou a rotina de criação e comercialização em sua propriedade em que são mantidas 502 aves. Os alunos ainda observaram e colocaram em prática a aplicação de vacinas nos animais.

Criador de aves há dois anos, Silva não possui graduação na área da veterinária e, sendo assim, valoriza ainda mais a troca de informações com os universitários. Para ele, é fundamental a saída de iniciativas da UFJF do campus universitário para chegar até os produtores rurais. “Essa visita é uma coisa fabulosa, pois os pequenos produtores, às vezes, são desamparados. Então, qualquer amparo que nós tivermos de um corpo acadêmico e científico facilita a vida da gente, porque nós não precisamos ficar reinventando a roda, uma vez que já tem esse tipo de estudo realizado. Então, com certeza, algumas ideias que já foram trocadas nessa apresentação e que vão ser trocadas futuramente vão servir para eu amadurecer mais ainda”, destaca o produtor.

A aluna Ana Flávia Gomes, do nono período da graduação em Medicina Veterinária, valorizou a experiência que foi compartilhada por Frederico Silva. “A gente passou em outras granjas, mas a realidade aqui é totalmente diferente. Para o pequeno produtor, a rotina ainda é mais difícil, e o Frederico trouxe para a propriedade dele algumas coisas que você vai ver apenas numa granja grande. Então, eu acho que o que ele faz é muito engrandecedor para a gente e vai agregar muito na nossa profissão”.

O projeto está aberto a pedidos de visita por parte de produtores da região. O professor destacou a oportunidade de impactar a rotina de pequenos criadores. “É uma grande chance de colocar em prática os três pilares da UFJF, de ensino, pesquisa e extensão, promovendo, no aluno, escolhas conscientes e, consequentemente, produzindo benefícios para a comunidade. Então, todos os produtores que estejam de portas abertas e queiram compartilhar o modo de produção são bem-vindos”.

Outras informações: (32) 3211-0760 (Graduação em Medicina Veterinária)