Raquel Avelar compartilhou seus estudos voltados para a saúde reprodutiva e cardiovascular (Foto: Maria Otávia Rezende)

A  Faculdade de Enfermagem recebeu, na tarde desta terça-feira,11, a pesquisadora Raquel Avelar para uma palestra realizada no auditório Elisabeth Rombach. O evento contou com a presença de professores e alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Raquel compartilhou seus estudos voltados para a saúde reprodutiva e cardiovascular como pesquisadora permanente do Departamento de Saúde Pública e Atenção Primária, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Raquel Avelar e sua equipe coletaram dados de 16 mil pacientes em Bangladesh, país do continente asiático. Para esse levantamento foram levados em conta fatores como condições sociodemográficas, alimentação, estilo de vida, entre outras informações.  O foco dos estudos  era diagnosticar novos fatores de risco, além dos já conhecidos como o tabagismo e o sedentarismo. O estudo está sendo desenvolvido.

Em outra frene, a equipe de pesquisadores da Universidade de Cambridge constatou que os metais pesados presentes na água estão relacionados não só com o câncer, mas também com doenças que atingem o coração. Segundo a pesquisadora, Bangladesh é o país com maior contaminação de metais na água no mundo e destaca que o Brasil tem um nível de contaminação acima da média e não há nenhum controle sobre isso, conforme padrões estipulados pela pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com Raquel o principal motivo de se discutir os temas da palestra vai ao encontro de uma das  principais causas de morte no Brasil e no mundo que são as doenças que atingem o coração. A pesquisadora relata a importância do investimento financeiro em pesquisas. “No Brasil, de forma geral, a pesquisa não tem a relevância que merece. A principal importância da pesquisa científica é trazer benefícios para a sociedade. Quando nós descobrimos um fator de risco novo a intenção não é apenas informar para a parte clínica e para os profissionais da saúde em geral, mas também comunicar a todos de modo geral. Na pesquisa nós temos dados  científicos que certificam que nossas descobertas são concretas.”

A programação termina nesta sexta-feira, 14, às 14h, no PPG de Enfermagem, quando será elaborada uma proposta de parceria e convênios entre a UFJF e a Universidade de Cambridge.

Outras informações: (32) 2102- 3821 – Faculdade de Enfermagem