Ação teve objetivo de incentivar o hábito da leitura (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Quem passou em frente a Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nesta quarta-feira, 12, das 9h às 18h, observou três caixotes de paletes formando uma estante, diversos livros e uma mensagem: “Adote um livro, sinta-se à vontade para pegar o seu”. A iniciativa que visa a doação de livros é de responsabilidade da organização não governamental (ONG) Engenheiros sem Fronteiras, composta por estudantes das faculdades de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo de diversas instituições de Juiz de Fora e região, incluindo da UFJF.

Entre as diversas opções de livros expostos, o assistente administrativo da Biblioteca Central da UFJF, João Luiz da Cruz Alvarenga, escolheu o livro “Bodas de Sangue”, do autor espanhol Federico García Lorca. Ele destaca a relevância que a leitura tem em sua vida. “Eu tinha dificuldades para ler determinados livros. Com o passar do tempo, adquiri o hábito da leitura e aumentei minha concentração significativamente.”

O estudante do curso de Ciências Sociais, Luan Viana, em função de sua graduação, tem o hábito constante de ler e entende que o acesso aos livros deveria ser mais democratizado. “Acho que os livros deveriam circular mais, estar mais presentes na vida das pessoas em todos os lugares, para que todos tenham acesso à leitura de uma maneira geral.”

Um dos organizadores do projeto, o estudante do curso de Engenharia Elétrica com habilitação em Robótica e Automação, Pablo James, acredita que o objetivo da proposta foi alcançado. “Chegamos pela manhã na Reitoria com aproximadamente 80 exemplares. Quando retornamos às 13h, encontramos apenas dez livros. Isso mostra o quanto as pessoas gostaram da iniciativa.”

Em função dos resultados significativos da ação realizada na Reitoria da UFJF a ONG Engenheiros sem Fronteiros planeja realizar a iniciativa novamente em novos espaços, sem data prevista. Os interessados em doar exemplares para os próximos eventos devem entrar em contato com um dos representantes da equipe pelo Facebook  ou Instagram.

Os Engenheiros sem Fronteiras surgiram na França na década de 1980 e estão presentes em mais de 60 países, sendo em 64 cidades no Brasil. No município de Juiz de Fora, a organização conta com 37 membros de discentes da UFJF, do Centro de Ensino Superior (CES) e do Instituto Vianna Júnior.

Segundo James, um dos objetivos da ONG é mostrar que a Engenharia não está restrita apenas ao desenvolvimento tecnológico, mas também pode refletir o lado humano na relação com a sociedade. “Realizamos projetos para comunidades carentes e instituições, além de projetos técnicos como instalações elétricas de forma gratuita.”

Outras informações: Engenheiros sem Fronteiras