O Ministério dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, parabenizou a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pela atuação no combate à fraude no sistema de cotas. O reconhecimento foi realizado, por meio de correspondência eletrônica, recebida esta semana, em 10 de dezembro.

Também foram congratulados o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e os movimentos sociais que “desde o início do ano, com a criação de uma comissão de investigação, têm acolhido as manifestações de denúncias de fraudes”, afirma a correspondência.

Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo Estado, instituições ou iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, revertendo representações negativas e combatendo preconceitos e discriminações” – Julvan de Oliveira, diretor de Ações Afirmativas

A Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial tem a responsabilidade de articular, formular, coordenar, avaliar, promover, acompanhar e/ou implementar políticas reparatórias de promoção e proteção da igualdade racial.  Segundo o órgão, a expectativa é de que “outras Universidades possam agir de forma proativa nesses casos e sigam o exemplo da UFJF.”

Para o diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira, o reconhecimento do órgão máximo de promoção da igualdade racial no país é relevante para marcar o posicionamento da Universidade. “É importante, pois mostra que trabalhamos sério nas apurações das denúncias e, sobretudo, que estamos comprometidos com as cotas para quem é de direito.”

As cotas são ações afirmativas, garantidas pela Lei 13.409/16.Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo Estado, instituições ou iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, revertendo representações negativas e combatendo preconceitos e discriminações”, explica Oliveira.

Confira o ofício na íntegra.

Outras informações: (32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas