Com o objetivo de abordar questões referentes à relação do idoso com o ambiente doméstico e com a cidade, o Grupo de estudos sobre o indivíduo idoso, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promoveu nesta sexta-feira, 7, uma oficina na unidade central do Sesc, em Juiz de Fora.

Iniciativa faz parte de projeto de extensão do Grupo de Estudos sobre o Indivíduo Idoso, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A iniciativa faz parte de um projeto de extensão coordenado pelo professor Emmanuel Pedroso, cujo objetivo é conscientizar e promover maior qualidade de vida para pessoas na terceira idade. A oficina abordou a relação da pessoa idosa com os espaços em que ocupa, de uma forma lúdica e divertida, através de um jogo. A ideia foi promover uma reflexão sobre como evitar quedas e acidentes, tanto em casa quanto no espaço urbano.

Os idosos foram divididos em alguns grupos, que respondiam questões sobre sobre acessibilidade e percepção ambiental. Pedroso conduziu a competição, e o grupo que respondeu corretamente o maior número de perguntas ganhou a brincadeira. O objetivo era abordar o tema de forma leve e divertida. Maria José Silva Ferreira, 69 anos, conta que gostou muito da experiência. “Eu achei excelente. Somos leigos no assunto, então foi a oportunidade de aprendermos sobre os cuidados que devemos ter. Aprendi muitas coisas que nem imaginava que poderiam causar problemas para nós, idosos”.

Conscientização

Idosos foram divididos em grupos para responderem questões sobre acessibilidade e percepção ambiental (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Durante o evento, o professor propôs uma rápida pesquisa entre as 28 pessoas idosas presentes. Dentre elas, 15 afirmaram já ter sofrido alguma queda no ambiente doméstico e 18 nas ruas da cidade. De acordo com Pedroso, os números apontam a importância de promover a reflexão sobre a relação dos idosos com os ambientes em que transitam. “Nossa intenção com a realização desta oficina é contribuir com uma maior conscientização dos idosos com relação a riscos de quedas e acidentes. E também ser uma ponte entre os conhecimentos da Universidade e a comunidade externa, para que possam realizar suas atividades diárias de maneira autônoma, tranquila e segura”.

Visando atingir o maior público possível, o projeto busca contato com espaços da cidade que já trabalham com grupos de idosos. Foi assim que surgiu a proposta de trabalhar com os integrantes do grupo Sesc +60. De acordo com a analista de Serviços Sociais do Sesc Juiz de Fora, Renata Aparecida Ferreira, a oficina foi muito esclarecedora para os idosos, que muitas vezes reclamam da dificuldade de acessibilidade em alguns espaços. “Acidentes são muito frequentes nesta faixa etária, então é importante conversar sobre isso. É uma forma de melhorar a qualidade de vida e promover o protagonismo e o empoderamento dessas pessoas”.

A ideia, de acordo com Pedroso, é promover diversas oficinas ao longo do próximo ano.

Outras informações
(32) 2102-3359/2102-3403Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU/UFJF