Com o objetivo de reconhecer os vencedores do Concurso de Projeto de Arquitetura e Urbanismo, será realizado, na próxima sexta-feira,  dia 14, a solenidade de premiação da disputa que foi iniciada em abril. O evento será no galpão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), com início previsto para as 17h e vai receber diversas autoridades da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da comunidade acadêmica e arquitetônica de todo o país.

A competição incentivou os participantes a criarem projetos para aplicação no conjunto arquitetônico da FAU. Os melhores projetos escolhidos pela banca julgadora serão premiados com R$ 62 mil para o primeiro lugar, R$ 22 mil para o segundo colocado e R$ 15 mil para o terceiro, além da entrega dos certificados de vencedores para os três.

Com um total de 11 candidatos, o concurso foi bem sucedido, segundo a integrante da comissão organizadora, Miriam Dias. “A nossa avaliação desse concurso é que, como todo trabalho pioneiro, teve seus momentos de dúvidas e dificuldades, mas abriu as portas para que outras instituições possam seguir esse caminho democrático na escolha do projeto arquitetônico pela licitação em forma de concurso”.

O diretor da FAU, José Gustavo Abdalla, tratou como positivo o resultado final do concurso e afirmou que o projeto vencedor poderá ser usado na íntegra nas novas instalações da unidade. “O resultado do concurso foi muito bom, porque o projeto arquitetônico vencedor tem a qualidade espacial que desejávamos. O grupo de arquitetos do projeto é competente e aberto às poucas alterações que pedimos. Nós temos a pretensão de utilizar na íntegra o trabalho, pois ele contempla o programa de necessidades atuais da FAU, mas o que pode acontecer é a demora na construção, nesse caso podem surgir novas demandas que atualmente não temos e, portanto, podem ser feitos ajustes ou ampliações no projeto vencedor”.

No projeto ganhador, o primeiro andar contempla áreas técnicas, mas sobretudo de convívio social; o segundo andar é para ações de orientações de individuais e coletivas, para pesquisas e extensões e permanência de docentes e discentes em gabinetes e núcleos de trabalho, bem como aulas teóricas e salas de reuniões. O terceiro andar é para formação e desenvolvimento de projetos de arquitetura e urbanismo dentro de um espaço interativo entre as mais diversas áreas e níveis de formação dos alunos, o que, segundo Abdalla, “altera significativamente a pedagogia do curso”.

O professor ainda comenta a importância das obras na FAU, que ainda não têm previsão para serem iniciadas. “A obra é importante por três motivos principais: primeiramente, pela construção de uma identidade didático e pedagógica para todos da FAU. O segundo motivo é solucionar muitas demandas de espaço que temos atualmente e que tem gerado dificuldade para novos projetos acadêmicos, de extensão e de pesquisas. E também tem importância pelo fato de o novo edifício ter um elemento forte que é o caráter didático de seus setores e espaços”.

Na premiação, estarão presentes membros de órgãos municipais e nacionais ligados à arquitetura, autoridades da UFJF e a deputada autora da emenda parlamentar que incentivou o concurso, Margarida Salomão. Também estão convidados discentes e docentes da FAU/UFJF.

Outras informações: (32) 2102-3359 – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFJF