Raquel Avelar fará palestras e workshops sobre os fatores de risco da saúde cardiovascular e reprodutiva e sobre comportamentos e resultados da saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes (Imagem: Freepik)

Com o objetivo de despertar o interesse dos mestrandos pela pesquisa internacional, o Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem recebe, entre os dias 10 e 15 de dezembro, a pesquisadora internacional Raquel Avelar,. Ela vai ministrar palestra aberta ao público, workshops para professores e alunos, além de uma disciplina para os alunos de programas de pós-graduação. Todas as atividades acontecem no anfiteatro da Faculdade de Enfermagem.

Raquel pesquisa sobre os fatores de risco da saúde cardiovascular e reprodutiva, além de investigar os comportamentos e resultados da saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes. Ela é formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), doutora em Saúde Pública pelo Erasmus Medical Center, da Holanda, e atua como pesquisadora permanente do Departamento de Saúde Pública e Atenção Primária, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

A coordenadora do Mestrado em Enfermagem, Nádia Sanhudo, ressalta a importância da visita da pesquisadora e conta que foi possibilitada pelo edital da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) para atuação de professores de universidades estrangeiras em cursos de curta-duração. “É uma atividade muito relevante para o Programa, principalmente por estarmos em ascensão. A presença de Raquel vai nos ajudar na inserção das nossas pesquisas no cenário internacional”, afirma.

A pesquisadora ministrará, das 8h30 às 11h30, a disciplina “Cultura e Processo de Saúde-Doença-Cuidado”, entre os dias 10 e 15 de dezembro. Foram disponibilizadas 50 vagas, sendo 80% reservadas para alunos do PPG de Enfermagem. Como parte da disciplina, haverá dois eventos durante a semana: a palestra sobre sobre Teorias dos Sistemas Ecológicos e aplicação nas investigações e cuidado em saúde, e o workshop sobre  experiência em grupos de pesquisas internacionais – respectivamente, nos dias 12 e 13 de dezembro, às 14h.

Inscrições
Tanto para estudantes da UFJF quanto para alunos de programas de pós-graduação de outras instituições, a disciplina é gratuita. As inscrições devem ser realizadas na Secretaria do Mestrado em Enfermagem até esta segunda-feira, 10, mediante apresentação de duas vias preenchidas do Formulário de Requerimento de Matrícula, juntamente com os seguintes documentos: cópia do Comprovante de Vínculo e do Histórico Escolar da graduação, atualizados, carimbados e assinados pela instituição de origem, cópia do documento de identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF), em caso de alunos. Os graduados que se interessarem pela disciplina devem apresentar, no ato de inscrição, a documentação descrita no site.

Raquel ainda ministrará, na segunda-feira, 10, às 14h, workshop para o corpo docente da Enfermagem, no qual vai contar sobre sua experiência com pesquisas internacionais, além de abordar possibilidades de parcerias e convênios estrangeiros. Na terça-feira, 11, às 14h, a palestra da pesquisadora é aberta ao público e destaca a perspectiva mundial das pesquisas em Saúde cardiovascular e reprodutiva.

Na sexta-feira, 14, às 14h, o PPG de Enfermagem promove a elaboração de proposta de parceria e convênios entre a UFJF e a Universidade de Cambridge. “Alguns dos nossos pesquisadores têm afinidade com a temática pesquisada por Raquel, então esse vai ser o momento para iniciar uma conversa e, a partir daí, ver o que é possível construir juntos”, conta a coordenadora Nádia.